O presidente do Senado (e por extensão do Congresso Nacional), Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou hoje (10) sessão conjunta de deputados e senadores para votar amanhã a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Cabe a ele, como presidente do Congresso, convocar a sessão, que está marcada para às 19h30.
O relator da LDO, o deputado João Leão (PP-BA) confirmou. Ele disse que está trabalhando nos últimos detalhes do relatório – “é um pente fino” –, e que pretende encaminhá-lo para a Secretaria Geral do Congresso ainda na noite desta terça-feira.
Mais cedo, Leão se reuniu com Renan Calheiros. Em entrevista a jornalistas, Renan disse que presidirá a sessão da LDO “se for necessário”, mas ele não descartou a possibilidade do vice-presidente, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) – que é o primeiro vice-presidente da Câmara – conduzir os trabalhos.
A intenção do presidente do Senado é evitar constrangimentos, como o de congressistas pedindo para que ele se licencie do cargo até que as investigações no Conselho de Ética sejam concluídas.
Renan é acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista da construtora Mendes Júnior – entre elas a pensão da filha que tem com a jornalista Mônica Veloso, fruto de uma relação extraconjugal. Sessão antecipada Mais cedo, durante a reunião dos líderes partidárias da Câmara, a votação da LDO chegou a ser anunciada para a próxima quinta-feira. (leia mais) (Lucas Ferraz)