Os relatores da representação do Psol contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), devem encaminhar a ele ainda hoje um ofício solicitando novos documentos. Almeida Lima (PMDB-SE), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES) querem esclarecer pontos da defesa de Renan que a primeira perícia da Polícia Federal revelou obscuros. Renan terá cinco dias para entregar o material solicitado.
Renan é acusado de aceitar que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, pagasse a pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso. Para tentar provar que usou recursos próprios para fazer os pagamentos, o presidente do Senado apresentou notas fiscais de venda de gado, Guias de Transporte Animal (GTAs) e extratos bancários. A PF, contudo, encontrou 20 inconsistências na primeira comparação dos documentos.
Os relatores também vão fazer uma série de solicitações às secretarias de Estado da Fazenda e da Agricultura de Alagoas e às delegacias do Ministério da Agricultura para ter informações sobre transações que envolvem as fazendas de Renan. Um consultor do Senado viajará para Maceió para checar dados.
"Precisamos dessas informações e por isso faremos terça-feira todas as solicitações ao presidente Renan e para órgãos que possam colaborar com o processo", afirmou à imprensa Renato Casagrande.
Defesa
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a defesa de Renan apresentou ontem uma lista com seis questões que, pede, o Conselho de Ética deve responder. O presidente do Senado quer que o colegiado verifique se ele apresentou alguma nota falsa e se há fraude em seus extratos bancários e Imposto de Renda.
Eduardo Ferrão, advogado de Renan, também entregou um ofício aos relatores questionando o porquê de Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente do conselho, ter anulado o parecer do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) no ato de nomeação dos novos relatores. Cafeteira votou pelo arquivamento da representação, mas pediu afastamento do Senado por problemas de saúde antes da apreciação do relatório. (Carol Ferrare)