Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/7/2007 | Atualizado às 9:00
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Gerson Camata (PMDB-ES) se juntaram ao já muito citado José Sarney (PMDB-AP) e são os três favoritos na disputa para ocupar a vaga de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Renan afirma que não vai se afastar do comando do Congresso, mas, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a sucessão já está sendo discutida.
Sarney é o preferido do Planalto, mas não admite entrar na disputa e chegou até a sugerir o nome da filha, a líder do governo Roseana Sarney (PMDB-MA), para o cargo. Jarbas é o favorito da oposição e teria, segundo a contabilidade do jornal, 36 votos. Mas, como ele afirma que a discussão é "contraproducente" e recusa-se a entrar na disputa, Gerson Câmara desponta como favorito.
Renan é investigado pelo Conselho de Ética por conta de acusações de que teria aceitado que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, pagasse a pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso. Apesar da pressão pela renúncia, ele segue no cargo e afirma que a palavra "renúncia" não existe em seu vocabulário. Com isso, a sucessão continua sendo tratada reservadamente, em conversas de bastidores.
"A gente não pode deflagrar o processo sucessório, atropelando Renan, nem transformá-lo em luta política entre governo e oposição", avalia Jarbas. (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil