Notícias

Gontijo ajudou Renan com dívidas de campanha, diz TV

27/6/2007
Publicidade
Expandir publicidade

Reportagem de TV divulgada na noite de hoje (27) diz que o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, admitiu em gravação que ajudou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em dívidas de campanha. O presidente do Senado é acusado de receber dinheiro do lobista para pagar despesas pessoais.

 

De acordo com o Jornal Nacional, da TV Globo, as informações estão em cinco cds entregues por Pedro Calmon Filho – advogado da jornalista Mônica Veloso, com quem Renan tem uma filha de três anos – ao Conselho de Ética. As conversas foram captadas por um gravador de Mônica numa conversa com Gontijo.

 

Na opinião do líder do DEM, José Agripino (RN), a situação de Renan fica mais complicada com o passar dos dias. “A cada dia, aparece um condimento a mais”, comentou ele ao Congresso em Foco. Na noite de hoje, os senadores estão em reunião para preparar uma sessão no Conselho de Ética, para escolher um novo presidente do colegiado.

 

Chantagem

 

Na reportagem da TV Globo, Calmon disse que resolveu entregar os cinco cds para acabar com especulações sobre seu conteúdo. Minutos antes, a TV Bandeirantes divulgou reportagem sobre o mesmo assunto.

 

De acordo com o Jornal da Band, Calmon chantageou Renan Calheiros com o conteúdo dos cds. O telejornal exibiu os cinco discos, que, segundo a emissora, foram gravados por Mônica, depois de ser auxiliada por um cinegrafista.

 

O Jornal da Band exibiu um recado deixado por Calmon na secretária eletrônica de Gontijo. O advogado diz que precisa falar com “seu amigo” – numa referência a Renan. “Ele vai ter que falar comigo uma hora ou outra”, reclama Calmon no telefonema. Como considera uma “palhaçada” a falta de retorno de Renan e de Gontijo, o advogado afirma que vai tomar “outras providências” para o caso.

 

Procurado pela Bandeirantes, Calmon não deu maiores explicações. “Não vou falar se encomendei ou deixei de encomendar [gravações]”, reclamou. (Lúcio Lambranho e Eduardo Militão)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos

Imprensa livre

23/12/2025