Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Sibá vai procurar todos os senadores

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sibá vai procurar todos os senadores

Congresso em Foco

25/6/2007 | Atualizado às 19:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Conselho de Ética do Senador, Sibá Machado (PT-AC), vai procurar todos os parlamentares da Casa até encontrar um relator para o caso Renan Calheiros (PMDB-AL). O peemedebista é acusado de ter despesas pagas pela empreiteira Mendes Júnior.

 

A assessoria de Sibá disse ao Congresso em Foco hoje (25) à noite que ele vai tentar achar um relator de todas as formas. Vai abordar os colegas, um por um. “Você aceita ser relator?”, disse a assessoria, ao descrever como será a abordagem. Nesta tarde, o líder do DEM, Agripino Maia (RN), pediu que um relator seja escolhido em até amanhã.

 

Veementemente, a assessoria de Sibá negou que ele pense em deixar o Conselho de Ética, irritado com a pressão de Agripino e com os problemas na relatoria do caso Renan. A Agência Estado cita o senador Tião Viana (PT-AC) como fonte dessa informação. Mas a assessoria do petista diz que Viana não pode ser localizado e, por isso, não confirma os fatos.

 

As idas e vindas da relatoria do processo contra Renan começaram com o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Depois de muitos “nãos”, foi dele que Sibá ouviu um “aceito” para tratar do caso que envolve o presidente da Casa.

 

Com muita pressa, em menos de uma semana, sem ouvir nenhuma testemunha, Cafeteira defendeu a absolvição de Renan. Mas seu relatório acabou não sendo votado exatamente pela falta de elementos de prova. Dias depois, Cafeteira pediu licença médica para se ausentar. Wellington Salgado (PMDB-MG) assumiu a função. Porém, abandonou o cargo em menos de 24 horas, irritado porque seu relatório, favorável a Renan, não seria votado, como aconteceu com Cafeteira.

 

Duas desistências

 

Outros dois candidatos a relator do processo de Renan também estão fora das opções de Sibá. Valter Pereira (PMDB-MS) deixou o Conselho de Ética. O motivo, segundo ele, é “se dedicar à Comissão de Constituição e Justiça [CCJ]”.

 

O líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), afirmou esta noite que, “definitivamente”, não será o relator do caso. Ele disse que não escolheu quem será o substituto de Valter Pereira no colegiado. Enfatizou que cabe a Sibá escolher o novo relator. (Eduardo Militão e Soraia Costa)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Roriz divulga nota, mas não tira dúvidas

Senador deixa Conselho de Ética para se dedicar à CCJ

"Deus me salvou quatro vezes da morte", diz deputado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES