Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/6/2007 7:14
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado reúne-se às 14h30, na sala 2 da Ala Nilo Coelho, para ouvir o funcionário da construtora Mendes Júnior Cláudio Gontijo. Segundo a revista Veja, o lobista pagou aluguel e pensão, em nome do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para a jornalista Mônica Veloso, mãe da filha de três anos do senador (leia mais).
Gontijo diz que o dinheiro era do próprio Renan e que fazia a intermediação apenas por amizade e para evitar constrangimentos ao peemedebista. Mas, de acordo com a jornalista, o senador nunca disse qual era a origem dos recursos que lhe repassava, por meio do lobista, todos os meses. Há suspeita de que o dinheiro tenha sido repassado pela empreiteira. A Mendes Júnior, no entanto, nega qualquer envolvimento com o caso.
O presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), anunciou que, se for possível, será ouvido, ainda hoje, o advogado Pedro Calmon, que defende Mônica. O Conselho fez uma consulta à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para saber se o advogado poderá ser ouvido ou não pelo colegiado.
Os senadores aguardam o resultado da perícia sobre a documentação apresentada por Renan em sua defesa para votar o parecer do relator, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que o inocenta da acusação. O senador alega que tinha renda suficiente para pagar as despesas da jornalista graças à venda de gado em Alagoas. Mas reportagem do Jornal Nacional, veiculada na última quinta-feira, identificou irregularidades nos documentos apresentados pelo presidente do Senado. (Edson Sardinha)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil