Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/6/2007 | Atualizado 18/6/2007 às 6:11
Unidos nos esforços do Psol, o PV e o PPS preparam uma ofensiva contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de receber dinheiro de um lobista de empreiteira para pagar despesas pessoais. A idéia é questionar a provável absolvição do senador no Conselho de Ética no âmbito político e judicial.
De acordo com o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), o primeiro passo é se posicionar contra “farsa da perícia” dos documentos de Renan – o presidente do Senado forneceu recibos para comprovar suas rendas agropecuárias, mas parte deles estava em nome de empresas de fachada. A análise começou ontem, mas vai verificar apenas a veracidade da papelada, sem observar se as empresas existem ou não. “Essa perícia é absolutamente ilegal. Vamos questionar na Justiça”, disse ele hoje (17) à tarde ao Congresso em Foco.
Ao mesmo tempo, o PPS e o PV querem reclamar no âmbito do Congresso a legitimidade de Renan de presidir o parlamento brasileiro. “Vamos questionar a legitimidade dele. Onde já se viu no mundo um presidente do Congresso oferecer documentos falsos num processo em que responde?”, indignou-se Gabeira.
O presidente do PPS, o ex-deputado Roberto Freire, afirma não condenar e nem absolver Renan. “Eu gosto dele.” Mas defende uma ampla investigação. “O Brasil não pode ter um presidente do Senado sem que esse fato seja devidamente esclarecido e nem ter um relator [Epitácio Cafeteira (PTB-MA)] que quer botar uma pedra em cima de tudo”, avaliou Freire ao Congresso em Foco.
Por isso, ele defende que, caso o relatório de Cafeteira seja aprovado na próxima terça-feira, o PPS, o PV e o PSOL façam uma nova representação no Conselho de Ética. Tanto Gabeira como Freire temem a desmoralização do Congresso Nacional caso a investigação seja interrompida. O presidente nacional do PPS diz que os parlamentares não podem se assemelhar ao governo Lula, que é totalmente “corrupto”, segundo ele. (Eduardo Militão)
LEIA TAMBÉM
* Perícia superficial ajuda Renan, apostam aliados
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil