Notícias

Ideli: denúncias contra Renan subvertem ônus da prova

15/6/2007
Publicidade
Expandir publicidade

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), defendeu a realização de uma perícia sobre a documentação apresentada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), em sua defesa ao Conselho de Ética. Ideli ressaltou, no entanto, que o resultado da perícia só deve ser anexado ao processo relatado pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) se forem constatadas irregularidades nos documentos entregues pelo peemedebista.

"Precisamos definir de comum acordo quem vai periciar os documentos", disse. A senadora saiu em defesa de Renan, alegando que o peemedebista derrubou até aqui todas as denúncias feitas contra ele. Ideli também denunciou o que chamou de distorção do ônus da prova. "A gente tem de parar de correr atrás desse procedimento absurdo. Nossa democracia pressupõe o ônus da prova sempre a quem acusa. Esse pilar tem sido aviltado", reclamou.

"Mais do que fazer valer a verdade, tem de fazer valer a soberania deste poder, do Congresso Nacional, que não pode estar submetido permanentemente de comprovar e comprovar determinadas acusações que não cumprem o dever sagrado de o denunciante apresentar prova", acrescentou. (Edson Sardinha)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos

Imprensa livre

23/12/2025