(Roosewelt Pinheiro/ABr)
Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) começaram a chegar a Brasília hoje (9) para participar do 5º Congesso Nacional da entidade. O evento acontece a partir da próxima segunda-feira (11), com o tema “Reforma agrária: por justiça social e soberania popular”.
“O congresso tem o objetivo de ser um espaço amplo de debate e estudos da nossa base, e de avaliação do momento político que estamos vivendo. Além disso, vamos abordar os desafios atuais da reforma agrária e quais são os passos e ações, para os próximos cinco anos”, disse o membro da direção do MST José Batista de Oliveira à Agência Brasil.
Ele afirmou esperar a presença de 18 mil delegados de todo o País. Também são esperados representantes das centrais sindicais, dos partidos políticos e da Via Campesina Internacional. “Vai ser um momento muito rico de troca de experiência, de luta, e intercâmbio cultural”, disse Batista à agência de notícias.
Corrupção
O Congresso do MST vai até a próxima sexta-feira (15). Outro evento de destaque em Brasília esta semana é um seminário para discutir propostas de combate à corrupção.
Organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e oProjeto Euro-Brasil 2000, a idéia é discutir maneiras de melhorar a transparência e eficiência dos governos. “Boas práticas relacionadas à gestão da ética, à promoção da transparência pública, ao controle social, à integridade pública e a outras experiências de sucesso na prevenção da corrupção”, explicou, em comunicado, a assessoria da a CGU.
Os principais convidados são especialistas no combate à corrupção, como os europeus Fredrik Eriksson, Jean Cartier-Bresson e Georgi Rupchev. O seminário acontece de 13 a 15 de junho, em Brasília, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). (Eduardo Militão)