Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/6/2007 | Atualizado às 7:47
Uma investigação aberta esta semana pela Receita Federal complica ainda mais a vida do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de ter despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da construtora Mendes Júnior. É o que revela a reportagem de Amaury Ribeiro Jr destaque da edição desta quinta-feira (7) do jornal Correio Braziliense. Segundo a matéria, o senador e presidente do Congresso somente declarou duas fazendas e parte dos rendimentos com lucros presumidos com atividade rural após a denúncia de ligações com o lobista da construtora.
"Os auditores da Receita descobriram que o senador declarou as glebas rurais, anteriormente omitidas do fisco, por meio de duas declarações de bens retificadoras, apresentadas à Receita depois da publicação das denúncias", explica o texto. A mudança aconteceu, segundo a reportagem, por meio de uma declaração retificadora, um artifício legal que dá um prazo de cinco anos aos contribuintes para declarar corretamente à Receita bens ou patrimônios omitidos anteriormente. Porém, com a mudança na declaração Renan não teria praticado sonegação ou crime tributário.
No entanto, diz o texo, a revelação da existência das declarações retificadoras compromete ainda mais a defesa de Renan, que nega que o lobista tenha pago as despesas pessoais da jornalista Mônica Veloso. Na sua defesa apresentanda até agora o pagamento de pensão para a jornalista Mônica Veloso, mãe de uma filha do presidente do Senado, teria sido paga com os rendimentos rurais de suas fazendas no total de R$ 1,7 milhão no ano passado. "Sem a retificação, ficaria difícil para o senador provar capacidade de pagar as despesas de Mônica", explica o texto. (Lúcio Lambranho)
Leia também:
Mônica Veloso nega depósitos de Gontijo
Renan: "Estou correndo em favor da verdade"
Tuma: “Renan tem dinheiro de sobra”
Conselho de Ética acata representação contra Renan
Psol queixa-se de parcialidade no julgamento de Renan
Demóstenes defende processo contra Renan
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil