Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/6/2007 | Atualizado às 17:31
O deputado Onyx Lorenzoni (RS), líder dos Democratas, comentou hoje (5) a busca na residência do irmão mais velho do presidente Lula, Genival Inácio, o Vavá. A ação ocorreu ontem e faz parte da Operação Xeque-Mate da Polícia Federal, que investiga um grupo de pessoas que estariam envolvidas com contrabando, tráfico de drogas e exploração de caça-níqueis.
“Esse irmão do presidente já apareceu na CPI do Mensalão e na CPI dos Bingos. Havia suspeitas de que ele favoreceria e intermediaria interesses privados na aérea pública. Agora, a PF, em uma escuta telefônica, identifica ele, no mínimo, em atitude suspeita e participando de atividades escusas”, declarou o parlamentar gaúcho ao Congresso em Foco.
O deputado também criticou o presidente Lula. Segundo Onyx, os principais colaboradores do presidente “caíram em virtude de problemas com corrupção”.
“O que chama a atenção no presidente Lula e na primeira família e em amigos próximos é que a corrupção tem quase uma atração fatal. Porque parece que o Lula não consegue se livrar. Todos os seus principais colaboradores caíram em virtude de problemas com corrupção. Trocou o governo, já caiu ministro, tem outros em vistas para cair. E depois tem a questão do filho dele, a questão da Gamecorp [empresa que tem Fábio Lula da Silva como sócio], que ainda não foi resolvida e que, no mínimo tem clientelismo, porque empresas estatais deram rios de dinheiro para o filho do presidente”, disse.
Segundo o líder dos Democratas na Câmara, “em qualquer país sério do mundo, isso geraria uma crise mortal”. “Mas o presidente Lula é muito hábil. Ele bota um pé de um lado, e um pé de outro, e fica aí driblando fatos. Mas um dia ele se descuida e toma um tombo. Aí ele cai do cavalo”, finalizou Onyx. (Soraia Costa)
Leia também
Alencar defende irmão de Lula investigado pela PF
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores