Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/6/2007 | Atualizado às 13:05
Organizações não-governamentais (ONGs) e representantes da Frente Parlamentar Ambiental instalaram nesta manhã seis mil balões em frente ao Congresso para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os balões fazem referência às 6 milhões de toneladas de gases que causam o efeito estufa lançados pelo Brasil todos os dias.
As ONGs também pediram aos congressistas que aprovem propostas que contribuam para reduzir a emissão dos gases poluentes e conter o desmatamento na Amazônia. Segundo o coordenador da frente parlamentar, deputado Sarney Filho (PV-MA), o ambiente nunca foi tão favorável no Parlamento para a aprovação desse tipo de iniciativa.
“Como os efeitos do aquecimento global começam a bater à porta do cidadão, todos querem se envolver na discussão”, diz o deputado. Composta atualmente por 302 deputados e senadores, a frente inclui até representantes dos ruralistas, tradicionais adversários dos ambientalistas no Congresso.
Uma das entidades que participaram do encontro com os parlamentares, a WWF-Brasil entregou um CD com propostas voltadas para os problemas das mudanças climáticas no país e uma série de publicações e estudos elaborados sobre o tema.
Os deputados também se comprometeram a acelerar a votação do Projeto de Lei 5974/05, em tramitação na Comissão de Finanças e Tributação. A proposta, que cria o Imposto de Renda Ecológico, permite deduzir do Imposto de Renda doações para entidades sem fins lucrativos e para o Fundo Nacional do Meio Ambiente. As doações devem ser feitas para projetos que promovam o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
O café da manhã com os parlamentares também reuniu outras ONGs, como a SOS Mata Atlântica, o Instituto Socioambiental, o Greenpeace, a Ecodata e a Preserve a Natureza. (Edson Sardinha)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores