Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/6/2007 | Atualizado às 21:57
De acordo com o Jornal Nacional, da Rede Globo, a Polícia Federal realizou hoje (4) uma busca na casa de Genival Inácio da Silva. Ele, mais conhecido como Vavá, é irmão do presidente Lula e mora em São Bernardo do Campo (SP). Ainda de acordo com o telejornal, o mandado de busca foi expedido pela 5a Vara da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. Segundo a Polícia Federal, a busca está relacionada à Operação Xeque-Mate, deflagrada hoje.
A operação tem por objetivo desmontar quadrilhas especializadas em crimes como contrabando, corrupção e tráfico de drogas, além de envolvimento em jogos de azar. Até agora, já foram presas 77 pessoas. A Operação Xeque-Mate conta com a participação de cerca de 600 agentes, que cumprem 87 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rondônia e Minas Gerais.
O Jornal Nacional entrou em contato com Edson Inácio da Silva, filho de Genival, que afirmou que os policiais chegaram às 6h de hoje, informando que o mandado dizia respeito a uma investigação sobre caça-níqueis. Edson Inácio da Silva afirmou que no momento em que os agentes chegaram, encontravam-se na casa Genival apenas a mulher dele e uma filha. Ele declarou que os policiais ficaram duas horas na casa e saíram sem levar nada. Para Edson, a busca ocorreu porque o pai dele teria conversado ao telefone com alguém monitorado pela PF. (Rodolfo Torres)
Leia também
Câmara aprova MP do financiamento às exportações
Após muito debate, a Câmara aprovou na noite de hoje (4), por 272 votos favoráveis a 69 contrários, a Medida Provisória 363/07. Ela permite ao Tesouro Nacional financiar a exportação de bens e serviços a países com baixo nível de renda. A medida modifica a lei que trata dos financiamentos com recursos do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). A matéria vai ao Senado.
O deputado Reinaldo Nogueira (PDT-SP), relator da matéria, recomendou a aprovação do texto integral. A oposição criticou bastante a medida. De acordo com o deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), a proposta ajuda a política externa do governo federal e não o exportador brasileiro.
O governo, por sua vez, defendeu a proposta. “Exportar é gerar empregos”, afirmou o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do governo. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) também defendeu a medida. “Nós estamos viabilizando que o nosso produtor possa colocar no mercado internacional o seu produto”. (Rodolfo Torres)
Temas
LEIA MAIS
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil