Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Exclusivo: As relações entre mídia e poder em Brasília

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Exclusivo: As relações entre mídia e poder em Brasília

Congresso em Foco

25/5/2007 | Atualizado às 20:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
RONALDO JUNQUEIRA: Alô
 
PEDRO PASSOS: Ronaldo?
 
JUNQUEIRA: Oi.
 
PASSOS: Você ta bom? É Pedro Passos.
 
JUNQUEIRA: Oi, Pedro Passos. Você tá bom, sô?
 
PASSOS: Bão.
 
PASSOS: Você pode dar uma palavrinha um minutinho.
 
JUNQUEIRA: Posso, uai.
 
PASSOS: Deixa eu te falar uma coisa, te perguntar uma coisa. Algum dia na vida eu já fiz alguma coisa que lhe desagradou ou lhe dei alguma palavra contra qualquer interesse seu ou seu de pessoal que eu não saiba? Já fiz isso, pelo amor de Deus?
 
JUNQUEIRA: É. Mas porque você está perguntando isso?
 
PASSOS: Ué, mas p*, porque essa matéria em cima de mim, rapaz. Eu, que tô tão f* desse jeito, você fazer uma matéria dessa.
 
JUNQUEIRA: Pedro Passos, mas eu nunca soube que você entendesse de publicidade. Agora não tem uma semana que você não faz um discurso esculhambando publicidade, não sei o quê. Você tá mudando de ramo? O que tá havendo com você?
 
PASSOS: (risos) Mas o seu nome, o seu jornal, a sua pessoa eu nunca toquei. Eu toco na sacanagem que tão fazendo com nós, pô.
 
JUNQUEIRA: Não adianta, rapaz... Quando você esculhamba a publicidade do governo, você está brigando com todos os jornais da cidade. Não é só comigo.
 
PASSOS: Não, mas não é, não, Ronaldo. O que o governo tá fazendo com a gente, em termos de negócio de matéria em cima da gente, é um negócio horroroso, pô. Aí, quando bate na Câmara, até tudo bem, já é o que ele vinha fazendo mesmo, né. Mas, batendo em mim individualmente, ainda mais você, que eu nutro por você uma amizade pessoal.
 
JUNQUEIRA: Aí, se a desculpa porque tem um 11 deputados doidos, propondo cortar 20 milhão cada um, a verba do governo de publicidade e você tá lá no meio. Meu Deus do céu!
 
PASSOS: Mas pra que você vai bater em mim, o único que é seu amigo de verdade, sô? Bate nos outros dez, uai. Acabar com os outros dez. Algum dia na vida você me pediu alguma coisa que eu falasse não para você? Você tem dúvida se você pedir pra mim tirar assinatura de CPI ou botar se eu deixo de tirar ou deixo de botar?
 
JUNQUEIRA: Ai, eu digo p*, mas esse cara o que é? Agora ele entrou pro meu ramo, rapaz.
 
PASSOS: Não, meu amigo, mas você não pode fazer isso, não. Porque você tem toda a liberdade e todo crédito do mundo. Você sabe disso? É só me dar um telefonema e fala assim: Pedro sai disso ou entra disso.
 
JUNQUEIRA: Anteontem mesmo você foi lá em Águas Claras, negociou lá com o [governador do DF, José Roberto] Arruda [DEM] as coisas todas e eu não fui te encher o saco em nada. Você tá entendendo?
 
PASSOS: Mas então, Ronaldo, tô falando com você uma coisa aqui muito pessoal. Você sabe, eu já te disse isso pessoalmente, você tem créditos tais comigo impagáveis. Em qualquer tempo da vida que você precisar mim, você não precisa de interlocutor e muito menos de pôr matéria no jornal. Basta você me dar um telefonema e falar: Pedro, tô precisando de você aqui de madrugada para você fazer isso para mim que você pode ter certeza que você tem um amigo. É só isso que eu tô falando. Comigo você tem esse crédito pessoal de amizade do seu comportamento comigo. Não justifica você fazer qualquer coisa para conseguir nada comigo. Você tem esse crédito. Basta um telefonema seu para mim, meu amigo, que eu entrou ou saio do que for do seu interesse. Eu te disse isso e tô ligando pra lhe repetir isso. Tô ligando por causa dessa p* dessa matéria não. Tô ligando por conta da relação minha com você. Você tem um crédito pessoal comigo que seja daqui dez anos. Você ligar para mim e falar... falar: Pedro, eu quero que você sai disso ou entra disso. Eu quero que você não tenha dúvida que eu atendo o seu pedido. Se falar em sacanear, pode sacanear o outros 23 [deputados distritais da Câmara Legislativa]. Eu você não precisa não, bicho.
 
JUNQUEIRA: Você conhece o [deputado distrital José] Reguffe [PDT]?
 
PASSOS: Ah, ah, ah.
 
JUNQUEIRA: Deputado novo, cheio de gás, não sei o quê. Você sabe que, na eleição, eu até ajudei ele. Dei uns cartazes para ele, uns trem lá. No dia que ele foi lá, tomou posse, ele foi lá [e disse]: Ronaldo tem alguma coisa possa te ajudar? Eu falei: nada. Nada tem cargo não tem emprego eu não quero nada. Aí ele perguntou e falou assim se tinha alguma coisa que podia atrapalhar. Eu falei: tem. O que que é?. Quando aparecer o assunto publicidade de governo, você sai de plenário. Você corre disso como o diabo da cruz. Por quê? Porque você pensa que está, pensa que tá sacaneamento o governo, mas não tá. Tá sacaneando os jornais. É a Globo, é o c*. E você é muito novo para arrumar uns inimigos desse.
 
PASSOS: (risos). Eu acho até que...
 
JUNQUEIRA: Tanto é que você viu que, no negócio das emendas, ele não entrou não. Deixa para o Chico Leite [líder do PT na Câmara], a Érika Kokay [PT]. Tem muito doido aí. Por que você acha que o Paulo Tadeu [PT, vice-presidente da Casa] não assinou nenhuma emenda dessa?
 
PASSOS: Ele assinou as da mesa, ele assinou...
 
JUNQUEIRA: Aí, mas ai...
 
PASSOS: Mas então porque você não bate nos outros, nem sô? Eu tô criticando...
 
JUNQUEIRA: Todo dia, todo dia chega repórter meu: Olha o Pedro Passos tá lá fazendo discurso esculhambando a publicidade. Olha o Pedro Passos tá lá... P*! Que m* é essa?
&nb
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Exclusivo: as relações entre mídia e poder em Brasília

Exclusivo: as relações entre mídia e poder em Brasília

Operação Navalha espalha desconfiança no Congresso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES