Publicidade
Expandir publicidade
Lula em ato das centrais sindicais em maio de 2023. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula (PT) declarou em evento em comemoração ao Dia do Trabalhador neste 1º de Maio que o Congresso merece "reconhecimento" pelo tratamento que vem dando aos projetos de interesse do governo – mas, logo em seguida, defendeu o veto que fez ao projeto aprovado pelo Legislativo que prorrogava a desoneração da folha de pagamento a 17 setores da economia.
- Em seu discurso, o presidente da República afirmou que a base de apoio do governo na Câmara não chega a 140 deputados, de 513, mas que "até hoje, todos os projetos que nos mandamos para o congresso foram aprovados de acordo com os interesses que o governo queria". Segundo ele, isso se deu por competência dos ministros e dos deputados, que "aprenderam a conversar em vez de se odiarem".
- Logo depois, emendou: "Agora, vocês viram que eu vetei o projeto de lei que desonerava 17 setores". Disse que o projeto é injusto por beneficiar empresas que sequer têm que se comprometer e gerar empreso. "No nosso país não haverá desoneração para favorecer os mais ricos, e sim para favorecer aqueles que trabalham e vivem de salário".
Depois dos discursos políticos, terá início o Festival Cultura e Direitos. Entre as apresentações confirmadas na cidade estão Paula Lima, Dexter, Afro-X, Pagode dos Meninos e a Bateria Show da Gaviões da Fiel, com área dedicada à recreação infantil e à prestação de serviços.