A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou que durante paralisação dos controladores de vôo na noite da última sexta-feira (30) mais de 18 mil pessoas tiveram seus embarques prejudicados. No entanto, diz a Anac, grande parte dos "mesmos conseguirão chegar aos seus destinos ainda no sábado (31)".
No aeroporto de Brasília agora pela manhã, 22 vôos estavam atrasados. Segundo relatório da Infraero divulgado agora há pouco pela Infraero, 122 vôos tiveram atrasos de mais de uma hora em todos os aeroportos do país entre 0h deste domingo (1º) e 10hs20min. Apenas oito vôos tinham sido cancelados no mesmo período. Leia aqui a situação de cada um dos aeroportos, segundo os dados da administradora dos aeroportos. Prejuízos
De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o prejuízo com a crise aérea dos últimos seis meses chegou a R$ 100 milhões de reais. O Snea cobra do governo indenização para gastos extras com querosene, pagamento de horas extras para a tripulação, taxas de permanência nos aeroportos e gastos de hospedagem e alimentação dos passageiros.
Em ofício enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no dia 6 de novembro de 2006, o sindicato já pedia "medidas compensatórias" para os prejuízos ocasionados pela crise. No documento endereçado os diretores da agência reguladora, o sindicato das empresas aéreas estima em R$ 4 milhões por dia o prejuízo das empresas associadas "em decorrente do colapso no controle do espaço aéreo brasileiro." (Lúcio Lambranho)