Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI do Apagão: oposição adia votação de recurso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI do Apagão: oposição adia votação de recurso

Congresso em Foco

14/3/2007 | Atualizado às 16:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputados da oposição conseguiram, hoje (14), adiar para a próxima semana a votação do recurso apresentado pelo PT na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara contra a instalação da CPI do Apagão Aéreo.

Ao final da leitura do relatório do deputado Colbert Martins (PMDB-PB), os deputados da oposição fizeram o pedido de vista a fim de impedir a votação do recurso ainda hoje, ganhando desta forma mais tempo. O pedido foi concedido pelo presidente da CCJ, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que deu um prazo de duas sessões para que o relatório volte para ser votado.

Durante toda a sessão, que foi iniciada às 9h30 e finalizada às 15h, os oposicionistas usaram de todos artifícios e manobras amparadas pelo regimento a fim de tumultuar a reunião, o que quase terminou em agressão física (leia mais). Ao final, os parlamentares do PFL, PSDB e PPS comemoraram a vitória de mais uma "batalha".

”A oposição obteve sucesso hoje justamente por ter feito uma estratégia consciente para impedir a votação do recurso”, afirmou o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) disse que apesar do atraso na votação, o recurso impetrado pelo PT deverá ser aprovado, uma vez que o pedido de instalação da CPI “realmente contém erros”. “Que vitória teve a oposição hoje se a suspensão da CPI continua vigorando?”, ironizou o petista.

O embate deverá continuar na sessão de hoje no plenário. A oposição promete obstruir todas as votações até que seja aprovada a instalação da CPI. O governo teme o uso da mesma como palco de mera disputa política. É esperada para o final da tarde de hoje o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do processo impetrato pela oposição com o pedido da CPI.

O relatório

O relator defende que a CPI não seja instalada por alegar que a comissão não cumpre requisitos previstos pelo regimento da Câmara e pela Constituição.

"Fatos vagos ou imprecisos, bem como meras conjecturas, não podem constituir objeto da investigação parlamentar. Para a efetivação do direito da minoria, é indispensável que se encontrem presentes os requisitos para a instauração da investigação", disse Martins. (Ricardo Taffner e Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Heráclito entrega requerimento da CPI das ONGs

Governistas vão ao STF para adiar decisão sobre CPI

CCJ aprova pedido para examinar parecer sobre CPI

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

3

PEC da Blindagem

Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição

4

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

5

Reforma Tributária

Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES