Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/3/2007 | Atualizado às 18:36
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) entregou há pouco o requerimento para a criação da CPI das ONGs. Caberá ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pedir que as assinaturas sejam conferidas e abrir prazo para que os líderes indiquem os integrantes da nova CPI. O requerimento contou com 74 assinaturas, 47 a mais do que o necessário.
No último dia 5, o senador do Piauí repudiou em plenário nota da Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (Abong), questionando a criação desta CPI. "Uma ONG dá-se ao direito de questionar uma decisão do Senado que tem assinatura de 70 dos 81 senadores da Casa", disse o senador ao questionar a legitimidade da Abong, que, segundo ele, conta com apenas 280 associados, num total de 200 mil ONGs registradas em todo o país.
O requerimento do senador também se baseia em levantamento da também ONG Contas Abertas. Segundo o estudo, o crescimento no número de instituições desse tipo foi de 1180% desde 2002, o que colocaria em dúvida a credibilidade de muitas ONGs. Ainda, de acordo com o mesmo levantamento, de 2001 a 2006, os repasses da União às instituições privadas sem fins lucrativos atingiram à R$ 14 bilhões. (Lúcio Lambranho)
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição