Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Sob Lula, país criou 4,6 milhões de empregos formais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sob Lula, país criou 4,6 milhões de empregos formais

Congresso em Foco

8/2/2007 | Atualizado às 7:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O número de empregos formais criados ao longo do primeiro governo Lula foi quase seis vezes superior ao balanço registrado pelos dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre 2003 e 2006, foram criados 4,651 milhões de empregos com carteira assinada em todo o país.

Já nos oito anos de FHC, o saldo registrado foi de 797 mil novas vagas – queda de 1,018 milhão no primeiro mandato e criação de 1,815 milhão no segundo. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, e representam a diferença entre o total de trabalhadores admitidos e demitidos no período.

Apesar do balanço favorável, o Caged indica que, em 2006, houve queda de 2% na geração de empregos com carteira assinada (1,229 milhão) em relação ao ano anterior. Em 2005, o número de empregos formais criados já havia sofrido queda de 17,7% ante 2004, melhor ano do governo Lula para o mercado de trabalho.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, classificou como "razoável" o desempenho de 2006, mas disse que o resultado poderia ter sido melhor se não fosse a política cambial e de juros do Banco Central. "O ano poderia ter sido melhor se a gente tivesse conseguido ter juro menor e um câmbio ajustado para as necessidades nacionais", disse. Para ele, o atual modelo do BC é "insuficiente" ao mirar só na meta de inflação.

Em 2002, o então candidato Lula falava na geração de 10 milhões de empregos. Ontem, Marinho voltou a negar que isso fosse uma promessa. "Se você olhar o programa de governo, não tinha escrito lá os 10 milhões. O que foi debatido foi a necessidade de gerar a ordem de 10 milhões de empregos."

Segundo o ministro, levando em conta os empregos do funcionalismo público e do setor militar, foram criados 8,5 milhões de vagas formais em quatros anos. O número exato deve ser divulgado no segundo semestre.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Chinaglia desafia Aldo a apresentar "fatos condenáveis"

Senado indica secretário-geral da Mesa para o TCU

Leia antes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES