Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Renan: "Não havia disputa entre governo e oposição"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Renan: "Não havia disputa entre governo e oposição"

Congresso em Foco

1/2/2007 14:54

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente reeleito do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse há pouco que o resultado da eleição respeitou o principio da proporcionalidade e que ele representa o consenso entre os partidos. “Isso mostra que não havia disputa entre governo e oposição”, declarou.

Renan afirmou que irá buscar todas as legendas para garantir a unidade da Casa. Para o segundo biênio a frente do Senado, o peemedebista promete garantir a independência do Parlamento. “No passado nós aprovamos mais leis do Legislativo do que do Executivo, o que prova nossa autonomia”, declarou.

Na eleição da Câmara, o presidente disse que sempre trabalhou para separar as articulações a fim de que “uma Casa não contamine a outra”. Renan ainda disse que o Senado está com a consciência tranqüila por ter aprovado as reformas necessárias e que continuará trabalhando para “o fortalecimento da democracia, o crescimento econômico e para garantir a governabilidade”.

Derrotado com votos inferiores à soma dos partidos que o apoiou (PSDB e PFL), José Agripino (PFL-RN) disse que não pode culpar ninguém por não ter conquistado a eleição. Para ele, é necessário que a oposição se solidifique, mas que não haja motivado pelas “emoções”. “A oposição precisa manter a racionalidade, porque senão perde a credibilidade”, disse o pefelista.

Mesa Diretora

Para o ex-presidente da República e senador José Sarney (PMDB-AP), a proporcionalidade deverá ser mantida na escolha dos outros integrantes da Mesa Diretora. “A casa cumpriu a regra e deverá mantê-la para o resto da mesa”, afirmou.

Segundo Eduardo Suplicy (PT-SP), o PT buscará a vice-presidência da Casa, enquanto o PFL deve garantir a primeira secretaria. “O resultado foi totalmente esperado e agora estamos conversando para definir as outras vagas”, disse. Para o petista, a vitória de Renan “é um indicador de que o governo tem uma maioria tranqüila no Senado”. (Ricardo Taffner)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Renan: "Disputa não era lógica"

A posse da nova Câmara

Alvaro Dias poderá ser o primeiro-vice do Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES