Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/1/2007 | Atualizado às 18:42
A bancada de deputados do PP anunciou hoje (17) apoio à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP) à presidência da Câmara. Dos 41 deputados que o PP terá na próxima legislatura, 34 participaram da votação.
Dos parlamentares presentes, 22 votaram pelo apoio a Chinaglia; nove foram a favor de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Câmara e candidato à reeleição; e dois declararam apoio à candidatura do tucano Gustavo Fruet (PR). Apenas um deputado votou em branco.
A bancada do PTB contou apenas com uma ausência na votação. Dos 24 deputados que o partido terá na próxima legislatura, 23 participaram da votação. Chinaglia obteve o apoio de 19 petebistas, três votaram a favor de Aldo e um deputado votou em branco.
Questionado se o apoio das duas legendas faria com que a eleição se decidisse a seu favor ainda no primeiro turno, Chinaglia afirmou: "Não tenho a pretensão de antecipar resultados. O fato do dia é o apoio de duas bancadas importantes. Quero comemorar intimamente esses resultados. Estou preparado para primeiro de fevereiro".
A matemática de Chinaglia
Com o anúncio do PP e do PTB, Chinaglia contabiliza seis partidos favoráveis à sua candidatura. Até agora, sinalizaram positivamente ao petista, além das duas legendas citadas, o PL, Prona, PMDB, PSC.
O PSDB, que anunciou apoio ao petista na semana passada, deve recuar da decisão devido ao lançamento da candidatura de Fruet. Na manhã de hoje, o líder tucano na Câmara, deputado Jutahy Júnior (BA), anunciou que trabalhará pela eleição do seu correligionário.
Chinaglia se reúne ainda hoje com lideranças do PT para discutir a estratégia de sua campanha, após o lançamento da candidatura tucana. O principal objetivo é evitar que a eleição para a presidência da Câmara chegue ao segundo turno.
Leia mais sobre a sucessão na Câmara
Tarso: "Situação na Câmara não nos preocupa"
Caciques tucanos declaram apoio a Fruet
PSB e PCdoB formam bloco para enfraquecer o PT
Aldo diz que agrega base aliada e oposição
PFL garante apoio a Aldo
PDT descarta apoio a Fruet
Lula diz que não vai interferir na eleição da Câmara
Candidatura de Fruet serve de alerta, avisa governista
Fruet diz que já tem o apoio de FHC, Serra e Aécio
Líder tucano diz, agora, que apoiará Fruet
Ex-ministro de Lula diz que PT ameaça coalizão
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil