Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Chinaglia se reúne com parlamentares aliados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Chinaglia se reúne com parlamentares aliados

Congresso em Foco

8/1/2007 | Atualizado às 19:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Arlindo Chinaglia (SP), candidato do PT à presidência da Câmara, se reuniu hoje (8) com cerca de dez parlamentares que integram a sua campanha para avaliar a viabilidade do seu nome na disputa.

De acordo com o grupo, o apoio a Chinaglia tem crescido nos últimos dias. A equipe de Chinaglia já considera que hoje o petista tem mais votos do que o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Casa que busca a reeleição.

Segundo a repórter Andreza Matais, da Folha Online, dos 53 parlamentares de Minas Gerais, 40 apoiariam Chinaglia. O grupo acredita que o PMDB deverá fechar com o petista na reunião prevista para amanhã.

A repórter também apurou que a avaliação da campanha de Chinaglia é de que os partidos irão se envolver na disputa. O que significa que as bancadas deverão seguir a orientação dos partidos.

Outra percepção do grupo do petista é de que vencerá a eleição quem tiver o apoio do governo. Conforme um interlocutor do grupo pró-Chinaglia, a decisão do presidente Lula de deixar a reforma ministerial para depois da eleição da Câmara reforça o poder do governo na disputa.

Alternativos

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), um dos coordenadores da campanha de Chinaglia, ironizou o encontro do grupo de parlamentares que busca um candidato alternativo à presidência da Câmara.  O grupo, batizado de "Grupo dos 30",  reuniu hoje 16 deputados de oito partidos na capital paulista.

"A reunião de hoje já mostrou que o grupo está diminuindo. Não eram 30? Daqui a pouco o grupo inteiro cabe num Fusca", disse Delgado.

O parlamentar também rebateu as críticas do grupo à candidatura de Chinaglia. "Já começou errado. Quem se propõe a fazer candidatura com ataques pessoais não vai muito longe. Dizer que Chinaglia é candidato dos sanguessugas... Não é por aí."

De acordo com o parlamentar mineiro, o grupo deveria esperar a carta que Chinaglia enviará para os deputados, pois o petista pode se comprometer com as propostas lançadas hoje. O grupo defende que o candidato alternativo se comprometa com a transparência da Câmara, atualização do regimento, limitação da edição de medidas provisórias, aprovação imediata do voto aberto e a prioridade à reforma política.

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Candidatura alternativa: confira o resultado da reunião

Jungmann: novo mensalão "vai dar impeachment"

Deliberações da CTNBio: entre a biossegurança e o "biopalco"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES