Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/12/2006 | Atualizado às 17:59
Em costura frenética pela reeleição, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), jantou na sexta-feira (29) com o governador eleito de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. É o que informam os repórteres Ugo Braga e Denise Rothenburg na edição de hoje (31) do jornal Correio Braziliense.
"Aldo disse a confidentes ter saído “felicíssimo” do encontro. Ouviu dos dois uma análise favorável de suas chances de vitória e praticamente assegurou o apoio dos caciques tucanos", ressalta o texto. Segundo a reportagem, dirigentes do PCdoB acreditam que FHC entrará no jogo de bastidor em favor do comunista, que disputa o comando da Câmara no próximo biênio com o líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Na conversa como os dois caciques tucanos, o presidente da Câmara teria dito que além de seu próprio partido, já tem o PFL e o PSB a seu lado. Na busca do PSDB, diz a reportagem, Aldo falou em “pluralidade” e “amplitude” e agradou aos interlocutores.
"Os dois tucanos não prometeram apoio fechado ao presidente da Câmara, mas concordaram com a tese de concentração de poder e garantiram que vão ajudar", explica a reportagem. A missão dos dois cacique tucanos, segundo a matéria, será dobrar o seu líder na Câmara, Jutahy Júnior (BA), "que vem conversando com Chinaglia, dizendo que respeitará o critério da proporcionalidade".
Ainda segundo a reportagem, o convencimento sobre Jutahy ainda deve ser feito pelo governador de São Paulo, José Serra, ligado ao líder tucano na Câmara e "que cultiva relações de amizade com Aldo e pode interceder em favor do comunista na hora apropriada". De acordo com dirigentes do PCdoB, o presidente da Câmara quer cristalizar a imagem de que a candidatura à reeleição do atual presidente é mais ampla e consistente que a do líder do governo.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil