Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/12/2006 | Atualizado 31/12/2006 às 8:09
O presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, contestou ontem (29) a proposta que o Movimento dos Sem-Terra (MST) para que dê status de ministério ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e acabe com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O ruralista disse ao jornal O Estado de S.Paulo que "o desejo do MST e de seus aliados na Igreja é aprofundar a ideologização da reforma agrária no País.”
Segundo Nabhan, o ideal seria extinguir o MDA e subordinar o Incra ao Ministério da Agricultura. “Enquanto o controle da questão agrária estiver com o Incra, irão prevalecer critérios políticos e não técnicos. No Incra a reforma é 100% ideológica e não vai terminar nunca.”
Na pasta da Agricultura, de acordo com Nabhan, prevaleceriam aspectos técnicos: “É lá que estão os especialistas que entendem de desenvolvimento agrícola e colonização agrária. A reforma tem que ser tratada de forma técnica, como acontece com a Embrapa, uma instituição que sempre deu certo.”
Na mesma reportagem, o deputado estadual e coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), frei Sérgio Görgen (PT), apoiou a proposta do MST. “Para resolvermos o impasse da questão fundiária no País precisamos de uma instituição especializada e forte”, disse, referindo-se ao Incra.
Para o representante do MPA, diz o texto, é preciso diferenciar interesses dos pequenos agricultores, que já estão na terra, dos daqueles que ainda lutam por um lote. O Desenvolvimento Agrário vem tentando unir as duas questões, segundo Görgen, sem sucesso.
Görgen rejeita, segundo a entrevista, que qualquer proposta de devolver a questão da agricultura familiar à Agricultura: “Não sei qual seria o novo desenho administrativo, mas sei que o Ministério da Agricultura não se interessa pelos pequenos.”
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil