Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/12/2006 | Atualizado 11/12/2006 às 4:35
A menos de 48h do encerramento, a votação do Prêmio Congresso em Foco, que termina à meia-noite de amanhã (terça, 12), ainda promete muitas surpresas. Ao longo do fim de semana, três deputados se alternaram na segunda colocação na Câmara: o tucano paranaense Gustavo Fruet, o segundo mais votado neste momento (4h14 de segunda, 11); José Eduardo Cardozo (PT-SP), agora o terceiro colocado; e Fernando Gabeira (PV-RJ), o quarto.
O líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA), segue na liderança, embora tenha ficado próximo de perder a posição para Fruet no início da tarde de sexta-feira, quando a diferença entre os dois foi de apenas 109 votos. Quase nada, considerando que os 25 deputados e 15 senadores que participam da consulta já receberam mais de 3 milhões de votos. Também é intensa a troca de posições entre os 21 demais deputados.
No Senado, o quadro tem apresentado oscilações menos bruscas. A principal mudança nos últimos dias foi a vantagem que Jefferson Péres (PDT-AM), o terceiro mais votado neste instante, e Pedro Simon (PMDB-RS), o quarto, obtiveram em relação a Heloísa Helena (Psol-AL), que agora ocupa a quinta posição.
Eduardo Suplicy (PT-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR), distantes dos outros senadores, disputam a dianteira, com boa vantagem até aqui para o segundo. Neste momento, Alvaro tem 28 mil votos a mais que Suplicy. Na madrugada de domingo, no entanto, essa diferença ficou abaixo de 10 mil votos.
Por tudo isso, mantém-se a expectativa de que as últimas horas de votação do Prêmio Congresso em Foco sejam eletrizantes.
Pré-selecionados pelos jornalistas que cobrem o Congresso, os 40 parlamentares que podem ser votados pelos internautas receberão certificados. Serão distinguidos ainda os dez mais votados em cada Casa (Câmara ou Senado), além dos congressistas mais assíduos. Para os três deputados e três senadores que obtiverem a maior votação dos leitores do site, serão entregues troféus em solenidade que será realizada no próximo dia 19, a partir das 17h30, no auditório Nereu Ramos, no anexo 2 da Câmara dos Deputados.
Os mais votados
Foram contabilizados até agora exatamente 3.256.620 votos. O número não corresponde ao total de votantes, porque cada pessoa pode votar em até três deputados e três senadores, tendo possibilidade ainda de votar outras vezes, respeitando o intervalo mínimo de 24 horas.
As regras, relativamente permissivas, explicam em parte o grande número de votos. Eles também são estimulados pela verdadeira campanha feita por vários congressistas (leia mais).
No Senado, em ordem decrescente, os 12 mais votados são: Alvaro Dias, Suplicy, Jefferson Péres, Simon, José Agripino Maia (PFL-RN), José Jorge (PFL-PE), Aloizio Mercadante (PT-SP), Osmar Dias (PDT-PR), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS).
Na Câmara, a ordem é a seguinte: Aleluia, Fruet, Cardozo, Gabeira, Roberto Freire (MD-PE), Sigmaringa Seixas (PT-DF, numa ascensão surpreendente), Rafael Guerra (PSDB-MG), Denise Frossard (MD-RJ), Alberto Goldman (PSDB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).
Acompanhe os resultados on line.
Clique aqui para ler outras informações sobre o Prêmio Congresso em Foco, que é promovido por este site com o patrocínio da Petrobras e da Brasil Telecom, e verificar como como foi a evolução da votação desde o lançamento do prêmio, no último dia 22.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso