O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Luiz Carlos Guedes Pinto, afirmou hoje (14), em reunião com o Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que a prioridade do governo neste momento é o combate à febre aftosa.
Guedes ainda ressaltou que viajará nessa quarta-feira (15) para Montevidéu, no Uruguai, para participar de um encontro com ministros da agricultura do Mercosul.
Durante o evento, será discutido um programa continental de combate e controle de doenças animais e pragas vegetais no continente sulamericano, com prioridade à febre aftosa.
Uma das propostas que serão apresentadas no encontro, segundo Guedes, será a de que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e o Instituto Americano de Cooperação Agrícola sejam responsáveis pela coordenação do programa em todas as nações sulamericanas.
"É uma ilusão imaginar que nós possamos combater esse aspecto sanitário num país isoladamente", afirmou o ministro. (Renaro Cardozo)