Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/11/2006 13:06
Em discurso realizado na tribuna do Senado Federal hoje de manhã, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) defendeu mudanças na política econômica do governo federal. Mercadante afirmou ser contrário à manutenção da atual agenda econômica do país. "Foi uma política de transição [com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso], que cumpriu o seu papel".
Mercadante criticou o chamado "velho desenvolvimentismo" econômico. "O velho desenvolvimentismo é imaginar que só baixando os juros vamos gastar mais, impulsionando o desenvolvimento econômico. O caminho do velho desenvolvimentismo pode levar ao crescimento, mas podemos ter na verdade uma bolha de crescimento. Não acredito que esse seja o caminho mais promissor".
O ex-líder do governo no Senado, no entanto, elogiou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles."O trabalho do ex-ministro Palocci e do Meirelles foi fundamental para o país. Nós não estaríamos podendo debater crescimento econômico hoje se não tivesse feito ajuste fiscal severo, reforma previdenciária e tributária. Só que, daqui para frente, nós não temos que continuar aumentado superávit primário, temos que fazer ajuste fiscal para aumentar o investimento público", defendeu.
Mercadante apresentou como alternativa para a política econômica do país o que chamou de "novo desenvolvimentismo". "O que proponho não é um caminho fácil. É uma agenda pesada de discussões, de esforço para reduzir os gastos correntes". (Tarciso Nascimento)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime