A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara pretende realizar na próxima semana uma audiência pública para debater a atual crise no sistema aéreo brasileiro. O evento está sendo organizado pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).
De acordo com Gabeira, a Câmara quer saber o que realmente está ocorrendo com o setor. Desde o acidente com o avião da Gol, que vitimou 154 pessoas, que os vôos em todo o país estão atrasando.
"A situação está grave e precisamos de uma resposta rápida. Se o Congresso não interferir, isso não vai acontecer", ressaltou o deputado.
Para a audiência serão convidados o ministro da Defesa, Waldir Pires, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, além de representantes da Aeronáutica e do sindicato dos controladores de vôo dos aeroportos brasileiros.
O deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), presidente da Comissão de Viação e Transportes, declarou que vai requisitar explicações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre os atrasos em vôos nos aeroportos brasileiros. De acordo com a Agência Câmara, o palamentar disse que teve de esperar três horas por um vôo, e o aeroporto justificou o problema pelo excesso de tráfego, apesar de não haver movimentação de aviões no local.
"Estava totalmente parado, não havia nenhum avião pousando nem decolando. O pátio estava totalmente cheio de aviões, e os salões do aeroporto todos parados," disse o peemedebista. (Renaro Cardozo)