Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/10/2006 | Atualizado 28/10/2006 às 0:26
O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou, no debate da TV Globo, que a Amazônia sofreu, durante o governo Lula, um dos piores períodos de desmatamento. Segundo ele, a área atingida é idêntica a do estado do Pernambuco. Ele defendeu o zoneamento ecológico para combater a exploração ilegal das florestas.
"O Brasil está sendo recordista no desmatamento da Amazônia. Foram 856 mil quilômetros de floresta devastada, o que é muito triste, um estado de Pernambuco ser devastado. Eu defendo desenvolvimento sustentável", afirmou.
Lula rebateu e citou dados divulgados ontem que apontam diminuição no desmatamento da floresta. "Você parece que não leu o jornal hoje. O desmatamento na Amazônia caiu 30% no passado e 31% esse ano. Nós criamos 30 milhões de hectares de reserva", afirmou o petista.
"Ele acha que está tudo uma maravilha. Publicaram hoje, em véspera da eleição, baseada em 14 fotos. Não está nem apurado ainda. O fato é que o governo dele teve recorde de desmatamento da Amazônia", disse o tucano.
Alckmin falou também sobre o projeto que concede áreas da Amazônia para exploração por empresas multinacionais. "Essa lei foi aprovada pelo PSDB, pelo PT, pelos partidos políticos, e é necessária para gente acabar com a grilagem nas terras. Pessoas sem critérios que derrubam mogno de 200 anos. Essa pessoas vão ter que cuidar, ao tirar uma arvore, plantar outra no lugar. Essa lei é do Congresso Nacional", respondeu o presidente.
"Está errado. É privatização que ele quer mudar de nome e chamar de concessão. Faz concessão para empresa estrangeira, de 30 anos, e para prorrogar por mais 30. Sabe qual é a área? Seis vezes o estado do Acre. Eu vou trabalhar no zoneamento econômico ecológico", disse o tucano.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora