Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Família de senador é acusada de poluir Lago Paranoá

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Família de senador é acusada de poluir Lago Paranoá

Congresso em Foco

19/9/2006 | Atualizado às 9:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A família do senador Valmir Amaral (PTB) é acusada de poluir o Lago Paranoá, localizado em Brasília, com fezes de animais que o pai do senador cria em casa, na QL 8 do Lago Sul, bairro nobre da capital federal.

O empresário Dalmo Amaral, pai de Valmir, foi notificado ontem pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e tem até as 13h de hoje para retirar o cano por onde saem os excrementos. A informação foi divulgada no jornal Correio Braziliense de hoje (19).

Conforme a reportagem, a família Amaral despejava os excrementos dos animais (um casal de llamas, gansos, patos, um pônei e emas) dentro do espelho d'água, poluindo-o com coliformes fecais. A irregularidade só foi descoberta, porque voluntários que participaram do Dia Mundial da Limpeza desconfiaram, no último sábado, que a tubulação despejava esgoto no lago.

 "Sabemos que o lugar não é um dos mais limpos do lago. Os mergulhadores ficaram com medo de uma possível doença de pele", afirmou Marco Aurélio Gonçalves, coordenador da ONG EcoAtitude Ações Ambientais, organizadora do evento em Brasília.

 Segundo Marco Aurélio, a família do senador também polui o lago com lixo. Os integrantes da ONG flagraram um empregado dos Amaral jogando, por cima da cerca, uma sacola plástica com plástico, metais e restos de comida diretamente na água.

O secretário de Meio Ambiente do DF, Rubens Martins, disse que a canalização das fezes foi desligada após a Semarh notificar o dono da casa. "Amanhã (hoje) o fiscal vai retornar ao local, logo cedo, para monitorar o que será feito. Se nenhuma providência for tomada, vamos lacrar esse cano. É uma questão de honra", declarou. "O governo gastou muito dinheiro para despoluir o lago e não vai admitir que ele fique sujo de novo," acrescentou.

O senador Valmir Amaral negou o lançamento fezes e lixo no Lago Paranoá."Essas acusações são mentirosas. Jamais iria poluir a água que minha família usufrui. Meus filhos nadam ali e eu ando de lancha e jet ski nos finais de semana". O senador garantiu que funcionários são pagos para limpar a sujeira dos animais, que só ficam na grama da casa.

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Procurador quer prisão temporária de Freud Godoy

As prioridades do segundo governo Lula

PF fará acareação entre envolvidos com dossiê

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

3

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

4

RELAÇÕES EXTERIORES

Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes

5

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES