Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Eleitor quer 'guerra' e 'lama', diz Lúcia Hippolito

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleitor quer 'guerra' e 'lama', diz Lúcia Hippolito

Congresso em Foco

25/7/2010 19:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37706" align="alignleft" width="300" caption="Lúcia Hippolito elogia a tentativa do Congresso em Foco de discutir um conjunto de compromissos mínimos que todos os candidatos deveriam assumir"]Lúcia Hippolito elogia a tentativa do Congresso em Foco de discutir um conjunto de compromissos mínimos que todos os candidatos deveriam assumir[/caption]

Thomaz Pires

Comentarista da rádio CBN e da Globonews, a cientista política Lúcia Hippolito acredita que a responsabilidade pela falta de discussão sobre programas de governo, tanto nestas eleições quanto em campanhas eleitorais anteriores, não pode ser atribuída apenas aos candidatos ou aos partidos políticos.

Para ela, o eleitorado brasileiro se acomodou com a falta de uma discussão ampla de propostas e passou  a tolerar a eleição da "baixaria". "O eleitor, infelizmente, gosta da disputa emotiva, com golpes abaixo da linha da cintura e muita lama. Assim ficamos acostumados. E, ao invés de debate, temos um clima de guerra entre candidatos. E o país é quem sai perdendo com isso tudo", destaca.

Mesmo com uma visão otimista para eleições futuras, Lúcia Hippolito acredita que a campanha eleitoral deste ano seguirá o mesmo roteiro básico das acusações e denúncias verificado no passado recente. "A eleição mal começou e já estamos na guerra verbal", avalia.

Oportunidade

Nestas eleições, pela primeira vez, os candidatos a presidente e a governador foram obrigados pela legislação eleitoral a entregar seus programas de governo no ato de registro da candidatura. A começar pelos presidenciáveis Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB), porém, o assunto foi tratado com absoluto desdém.

Embora a cultura política recente do país e os ventos não pareçam muito favoráveis para tal, o Congresso em Foco tenta aproveitar a oportunidade oferecida pela temporada eleitoral e está estimulando o debate sobre os compromissos básicos que os candidatos deveriam assumir.

O primeiro passo nesse sentido foi a publicação de um texto, dirigido aos candidatos a presidente, que está aberto para ser modificado por todos os interessados na Etherpad, ferramenta interativa de uso bastante fácil.

Também estamos ouvindo intelectuais, analistas políticos e quem mais puder contribuir para responder à pergunta fundamental neste momento eleitoral: quais são, afinal, as principais exigências que devemos fazer dos candidatos?

Para o economista Walter Barelli e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um bom começo seria cobrar o respeito à ética e propostas destinadas à área social.    

Lúcia Hippolito elogia a iniciativa do Congresso em Foco. "Acho que uma proposta básica pode ajudar, sim, a avançar no modo como escolhemos nossos políticos e conduzimos o debate", observa. Ela acrescenta, no entanto, que o processo é lento e "pelo visto, não teremos grandes mudanças" nas eleições deste ano. 

Leia mais:

Uma proposta contra a corrupção, pela gestão eficaz das grandes obras e pelo resgate do Legislativo

Os compromissos que os candidatos deveriam assumir
                            
As propostas dos candidatos a presidente

Ajude a limpar a política

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Novo CPC facilita destruição de processos judiciais

Julgamento do direito de resposta do PT fica para agosto

Bruno Gagliasso veste camisa da PEC da Felicidade

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES