Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSDB quer investigar 'encontro' entre Dilma e Lina

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PSDB quer investigar 'encontro' entre Dilma e Lina

Congresso em Foco

23/7/2010 19:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

O PSDB ajuizou hoje (sexta, 23) representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR), com pedido de instalação de inquérito, para que sejam apuradas as declarações do ex-funcionário do Palácio do Planalto Demetrius Felinto a respeito de um encontro, em 2008, entre a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Técnico de informática, Demetrius disse em entrevista à revista Veja desta semana ter imagens que desmentiriam a ex-ministra - com data, horário e local da tal reunião, que Dilma nega e Lina confirma.

O caso veio à tona em agosto de 2009, e causou desgaste à cúpula do Planalto. No Congresso, parlamentares da oposição conseguiram a convocação de Lina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ela afirmou ter tido um encontro com Dilma, no qual a então ministra da Casa Civil a orientou a apressar a conclusão das investigações do fisco sobre um dos filhos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o empresário Fernando Sarney. Lina tinha sido demitida em 7 de julho pelo ministro Guido Mantega (Fazenda).

O ex-funcionário do Planalto disse à revista que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) "escondeu as imagens" do encontro, que em tese aconteceu em 9 de outubro de 2008 - data confirmada por Lina em diversas ocasiões. O PSDB quer que o Ministério Público Federal peça ao Planalto detalhes sobre os procedimentos do GSI sobre registro de visitas e reuniões (imagens, protocolos etc), bem como o acesso ao HD (hard disc, material removível) do computador de Demetrius, que foi entregue ao Gabinete.

Segundo a representação tucana, o departamento de segurança do Planalto "foi pouco convincente ao dizer que os vídeos com as imagens eram apagados periodicamente e, portanto, os registros da mencionada data não estão mais disponíveis". O PSDB questiona a PGR quanto ao eventual crime de improbidade administrativa envolvendo a Presidência da República, bem como a interferência de Dilma acerca de questões de natureza fiscal sob investigação.

O assunto do mencionado encontro restrito entre Lina e Dilma foi noticiado na edição de 9 de agosto de 2009 do jornal Folha de S.Paulo. Em entrevista ao diário paulista, Lina disse que, às vésperas das eleições que levaram, em fevereiro, o senador peemedebista à cadeira mais poderosa do Senado (pela terceira vez), "não queriam problema com Sarney".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Cancelado debate on-line com presidenciáveis

Lula e a tensão Venezuela-Colômbia

Congresso em Foco melhora estrutura de servidores

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES