Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/4/2010 20:18
Rodolfo Torres
Líder do governo na Câmara e relator da Medida Provisória 457/09 (que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo), Cândido Vaccarezza (PT-SP) avalia quo presidente Lula deve vetar qualquer aumento superior a 7%. "Não tirei esse número da cartola. Foram muitos cálculos, muitas reuniões para chegar aos 7%", afirmou.
A ideia é compartilhada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernado. "Acho que o presidente vai vetar, mas não posso falar por ele. Nosso compromisso foi feito. Estamos dando um reajuste acima da inflação", afirmou o ministro à Agência Brasil.
Vaccarezza vem se reunindo com líderes para aumentar o reajuste de 6,14%, como inicialmente previsto na MP, para 7%. Para ele, se fizer um "trabalho sério", o Senado verá que "não existem condições para um aumento maior do que 7%". A matéria deve ser analisada no plenário da Câmara apenas em maio.
Para o petista, o governo não endossa a posição dos líderes do Senado, que defendem reajuste de 7,7%. "O Planalto desconhece um acordo que teria sido feito entre lideranças do Senado e associações de aposentados. O Planalto desconhece qualquer acordo nesse sentido."
Defensor de um acordo entre as Casas, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, afirma que se o acordo for feito apenas na Câmara, o Senado aumentará o reajuste. "E esse valor volta para cá, e eu tenho certeza de que a Câmara vai aprovar o valor aprovado no Senado."
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
AGENDA DO PRESIDENTE
Lula abre conferência nacional de mulheres e prestigia posse de Fachin