Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/12/2009 13:10
Edson Sardinha
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu tirar licença médica por dez dias para se recuperar de uma infecção do sistema gastrointestinal. O peemedebista deve voltar ao trabalho na próxima quinta-feira (10). Sarney viaja ainda hoje (3) para São Luís, onde ficará em repouso.
O senador, de 79 anos, fez uma série de exames no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (1º). De acordo com a Agência Senado, o ex-presidente da República foi aconselhado pelos médicos que o atenderam na capital paulista a se afastar do trabalho para se recuperar da gastrenterite.
A doença é caracterizada por inflamação do estômago e intestino delgado e produz diarréia, cãimbras, náusea e outros problemas de desconforto digestivo. As causas mais comuns de gastrenterite são as infecções virais e a intoxicação gastrintestinal.
O presidente do Senado sentiu um mal-estar na semana passada quando recebia presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Jia Qinglin, no Salão Nobre. Na ocasião, Sarney foi medicado e hidratado com soro.
Segundo o porta-voz da Presidência do Senado, Chico Mendonça, Sarney foi internado esta semana apenas para fazer os exames, conforme recomendação médica. "Esses exames já estavam agendados e são demorados", disse Chico à reportagem, explicando que, por praticidade, ficou decidido que o senador deveria permanecer no hospital, em vez de enfrentar uma desgastante viagem de avião para Brasília (leia mais).
Temas
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil