Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/5/2009 20:24
Rodolfo Torres
A Justiça Federal de São Paulo aceitou nesta segunda-feira (25) denúncia contra o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha. Dessa forma, o policial passa a ser réu e terá de responder por violação de sigilo funcional e fraude processual.
O juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal, acatou os argumentos do Ministério Público de que Protógenes agiu de forma inadequada ao vazar informações da Satiagraha à imprensa.
Em julho de 2008, a operação prendeu em o economista Daniel Dantas, controlador do banco Opportunity, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. O grupo é acusado de integrar um bilionário esquema de movimentações financeiras irregulares.
Protógenes foi afastado do comando da Satiagraha dias depois dessas prisões. Atualmente, o delegado responde a inquérito na Corregedoria da PF por vazamento de informações sigilosas e por participação em atividade eleitoral.
Ele falou ao Congresso em Foco em dezembro de 2008 e afirmou que, após a repercussão da Satiagraha, seus colegas de corporação estão evitando mexer com "peixes graúdos".
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros