Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/5/2009 20:24
Rodolfo Torres
A Justiça Federal de São Paulo aceitou nesta segunda-feira (25) denúncia contra o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha. Dessa forma, o policial passa a ser réu e terá de responder por violação de sigilo funcional e fraude processual.
O juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal, acatou os argumentos do Ministério Público de que Protógenes agiu de forma inadequada ao vazar informações da Satiagraha à imprensa.
Em julho de 2008, a operação prendeu em o economista Daniel Dantas, controlador do banco Opportunity, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. O grupo é acusado de integrar um bilionário esquema de movimentações financeiras irregulares.
Protógenes foi afastado do comando da Satiagraha dias depois dessas prisões. Atualmente, o delegado responde a inquérito na Corregedoria da PF por vazamento de informações sigilosas e por participação em atividade eleitoral.
Ele falou ao Congresso em Foco em dezembro de 2008 e afirmou que, após a repercussão da Satiagraha, seus colegas de corporação estão evitando mexer com "peixes graúdos".
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO