Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Aposentados pressionam Congresso e pautam votações de reajustes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Aposentados pressionam Congresso e pautam votações de reajustes

Congresso em Foco

25/5/2009 18:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodolfo Torres

Após um dia inteiro de intensa pressão sobre os parlamentares, aposentados e pensionistas conseguiram pautar duas votações importantes para a categoria. (leia mais)

A primeira diz respeito ao Projeto de Lei 01/07, que concede aos aposentados o mesmo sistema de reajuste para o salário mínimo. De acordo com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a matéria entrará na pauta ainda em junho, na primeira "janela" de votação da Casa.

De acordo com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que acompanhou o grupo durante todo o dia, será possível votar essa proposta na primeira ou na terceira semana do próximo mês.

A segunda votação trata do veto presidencial ao projeto que em 2006 reajustou o salário mínimo em 16,67%, sem repassar o percentual aos dependentes da Previdência Social. No lugar, o governo concedeu reajuste de 5% aos aposentados e pensionistas. Em reunião com o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), representantes dos aposentados e parlamentares decidiram analisar esse veto no dia 8 de julho.

O plenário da Câmara foi ocupado desde a manhã de hoje por centenas de aposentados e pensionistas. O grupo participou de uma sessão solene e chegou até a cogitar a possibilidade de passar a noite nas galerias da Casa, de onde só sairiam às 9h desta terça. Contudo, o senador Paulo Paim (PT-RS), que conversou sobre os projetos com Sarney e Temer, afirmou há pouco que a vigília se encerrará às 22h desta segunda.

Falando sem microfone, o senador gaúcho explicou aos representantes da categoria que se encontravam no plenário da Câmara que a votação do PL 01/07 não será secreta. De acordo com o petista, o impacto da aprovação dessa matéria será de aproximadamente R$ 5 bilhões ao ano. "Tivemos um superavit de R$ 400 bilhões nos últimos dez anos", argumenta.

Paulo Paim ainda destacou a necessidade de votação, antes do recesso parlamentar, do projeto que extingue o fator previdenciário. A proposta atualmente está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara e acaba com esse instrumento que, na prática, reduz o valor das aposentadorias.

Por sua vez, o senador José Nery (Psol-PA), e o deputado Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, destacaram a necessidade de a categoria pressionar os parlamentares em seus estados para a aprovação da medida.

"O presidente se comprometeu em colocar em votação. Mas cabe a cada um de nós fazer pressão por sua aprovação", explicou Cleber Verde. 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Filippelli tenta minimizar embate com Roriz

Em vigília, aposentados ocupam plenário da Câmara

TAM confirma apenas viagem de maio da mãe de Ciro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES