Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/4/2009 20:22
Rodolfo Torres
O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta quarta-feira (15) habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, para que ele permaneça em silêncio durante seu depoimento à CPI dos Grampos nesta quinta-feira (16). (confira a íntegra da decisão)
A liminar (decisão provisória) foi concedida pelo ministro Marco Aurélio Melo e também garante a Dantas o acesso a todas as provas já produzidas pela CPI. Além disso, o banqueiro será assistido por um advogado em seu depoimento e não está obrigado a assinar termos ou firmar compromisso como testemunha.
A CPI receberá Dantas pela segunda vez amanhã. No ano passado, o banqueiro também conseguiu um habeas corpus para permanecer em silêncio. Caso não tivesse conseguido a autorização judicial, o banqueiro poderia ser preso ao se negar a responder as perguntas dos parlamentares.
Preso pela Operação Satiagraha, realizada pela Polícia Federal, Daniel Dantas é acusado de participar de um bilionário esquema de crimes financeiros. Além dele, também foram presos o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito da capital paulista Celso Pitta.
A Satiagraha foi coordenada pelo delegado Protógenes Querioz, afastado da PF no último dia 9 sob a alegação de ter falado em nome da instituição durante comício eleitoral em Poços de Caldas (MG).
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro