Publicidade
Expandir publicidade
Lula teve a melhor avaliação do ano nas pesquisas da Quaest. Foto: Ricardo Stuckert (via Twit Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert (via Twitter)
O presidente Lula conversou por telefone, nesta segunda-feira (23), com o presidente russo Vladimir Putin. Os líderes discutiram sobre os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, entre Israel e o grupo Hamas. Lula relatou a Putin a situação dos brasileiros em Gaza e a necessidade da abertura de corredor humanitário na fronteira com o Egito, a fim de que os estrangeiros consigam sair da região e entrem remédios, águas e alimentos. Os presidentes também reforçaram a importância do cessar-fogo na Faixa de Gaza e a libertação de reféns.
A criação de corredores humanitários foi o principal ponto das reuniões do Conselho de Segurança da ONU. O chanceler Mauro Vieira assumiu a presidência rotativa do comitê. Entretanto, a proposta do governo brasileiro não foi aceita. Os Estados Unidos se opuseram à resolução apresentada pelo ministro de Relações Exteriores.
Na ligação, Putin destacou a proposta brasileira e lamentou que, mesmo após tantas décadas, o conflito entre Palestina e Israel ainda não tenha tido uma solução.
Em relação ao conflito entre Ucrânia e Rússia, Lula novamente se colocou à disposição para ajudar a costurar um acordo de paz quando ambas as nações estiverem dispostas a isso. Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, o presidente Lula finalmente se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após desencontros e acusações de que o Brasil relativiza o papel ucraniano na manutenção da guerra
- Leia também: "Não somos candidatos à mediação", diz chanceler Mauro Vieira sobre guerra na Ucrânia (24/07)