Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/11/2007 | Atualizado às 8:37
Você pode até odiar o que a maioria dos políticos faz, ou deixa de fazer, mas, acredite: em geral, os políticos, mesmo aqueles de quem você não gosta, não param. Sua agenda, sobretudo quando eles alcançam projeção nacional, é sempre intensamente disputada.
Por seus aliados estaduais ou locais, sempre às voltas com demandas, projetos, articulações... Por sua família, que raramente leva a melhor nesse jogo. Por entrevistas à imprensa, reuniões, sessões, eventos públicos. Por compromissos com eleitores, representantes da sociedade, viagens etc.
Tudo isso deixou a redação do Congresso em Foco agradavelmente surpresa ao saber que a grande maioria dos 50 parlamentares que receberão o Prêmio Congresso em Foco 2007 conseguiu driblar problemas de agenda e, até ontem (cinco dias antes do evento), já confirmou a participação na cerimônia de entrega dos prêmios, no próximo dia 26 – segunda-feira. Um dia, portanto, normalmente reservado pelos deputados e senadores aos contatos nos estados.
Confirmações
Confirmaram até agora presença na cerimônia, que será realizada às 20h no restaurante Porcão, em Brasília, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Ideli Salvatti (PT-SC), José Agripino (DEM-RN), José Nery (Psol-PA), Delcídio Amaral (PT-MS) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
E os deputados: José Carlos Aleluia (DEM-BA), Beto Albuquerque (PSB-RS), Fernando Gabeira (PV-RJ), Flávio Dino (PCdoB-MA), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Ciro Gomes (PSB-CE), Chico Alencar (Psol-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), Raul Jungmann (PPS-PE), Marco Maia (PT-RS), Carlito Merss (PT-SC), Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), Maurício Rands (PT-PE), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Augusto Carvalho (PPS-DF).
Até mesmo os parlamentares que serão premiados como os mais assíduos às sessões deliberativas da Câmara e Senado, que somente na última segunda (19) foram informados por este site sobre a conclusão dos levantamentos que o colocaram à frente dos demais congressistas nesse quesito, estão manejando conflitos de agenda para comparecerem em peso à entrega do Prêmio Congresso em Foco 2007.
Já confirmaram presença os deputados Jofran Frejat (PR-DF), José Genoino (PT-SP), Jutahy Jr. (PSDB-BA), Manato (PDT-ES) e Pedro Fernandes (PTB-MA). Todos eles tiveram 100% de presença nas sessões deliberativas da Câmara dos Deputados neste ano (leia mais).
A organização do evento está administrando ainda uma situação inesperada: diversos congressistas, que não serão premiados, a procuraram para manifestar o desejo de participar da cerimônia. Querem prestigiar a premiação de colegas.
Guerra de compromissos
Dentre os parlamentares a serem premiados, vários informaram, diretamente ou por meio de suas assessorias, que estão tentando desmarcar compromissos anteriormente assumidos para participarem da premiação.
Somente dois disseram que não poderão mesmo estar presentes e enviarão representantes: Alvaro Dias (PSDB-PR), que em 2006 foi o senador mais votado na internet e neste ano ficou entre os mais assíduos; e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que foi o terceiro mais votado pelos internautas ano passado e em 2007 voltou a ficar entre os 25 melhores deputados federais do país.
José Eduardo Cardozo explicou que não tem como desmarcar compromissos associados à sua campanha para presidente nacional do PT. Alvaro Dias tem um encontro, também na noite de segunda, na Assembléia Legislativa do Paraná.
“Fui o responsável pela indicação de um grande amigo que receberá um título de cidadão paranaense. Ele já me falou que se eu não estiver presente, ele não receberá a homenagem. Então não posso deixar de comparecer. Desta vez, infelizmente, não estarei na entrega do prêmio, mas tenho certeza que a festa será tão bonita quanto foi no ano anterior”, desculpou-se ele.
Alvaro Dias teve em 2007 apenas uma falta. Mas, como esteve de licença entre março e julho, compareceu a 54 sessões deliberativas, ou seja, pouco mais da metade das reuniões realizadas pelo Plenário do Senado para votar matérias (emendas constitucionais, projetos de lei, medidas provisórias etc.). Por isso, no caso do Senado, o prêmio de assiduidade também será concedido ao senador Marco Maciel (DEM-PE). Embora tenha acumulado três faltas, ele foi o senador que compareceu ao maior número de sessões deliberativas: 98 no total. Tanto Maciel quanto Alvaro Dias tiveram assiduidade superior a 97%.
Por que o prêmio
O Prêmio Congresso em Foco 2007 é patrocinado pela Petrobras e pela Brasil Telecom, e apoiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelo restaurante Porcão, pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), pelo Clube do Choro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia. Para mais informações ou para conhecer as opiniões de outros leitores sobre o Prêmio Congresso em Foco 2007, entre aqui.
A intenção do prêmio é estimular os cidadãos a analisarem o desempenho dos seus representantes no Congresso, exercitando-se na arte de separar o joio do trigo na política brasileira. Seus objetivos são assim definidos no regulamento:
“Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacarem no cumprimento de suas obrigações neste primeiro ano da nova legislatura (a partir de 1ºfev2007);
Valorizar os bons exemplos, incentivando os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível;
Incentivar a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na própria definição dos congressistas a serem agraciados;
Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania;
Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o ac
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores