Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula: Brasil lançará política contra aquecimento global

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula: Brasil lançará política contra aquecimento global

Congresso em Foco

25/9/2007 | Atualizado às 17:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula afirmou hoje, durante discurso de abertura da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que o Brasil anunciará um programa para enfrentar os efeitos do aquecimento global.

“O Brasil lançará em breve o seu Plano Nacional de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. A Floresta Amazônica é uma das áreas que mais poderão sofrer com o aquecimento do planeta, mas há ameaças em todos os continentes”, afirmou Lula.

O petista  também afirmou que o país “tem feito esforços notáveis para diminuir os efeitos da mudança do clima” e que não abre mão da soberania sobre a Amazônia. “Basta dizer que, nos últimos anos, reduzimos a menos da metade o desmatamento da Amazônia. Um resultado como este não é obra do acaso. Até porque o Brasil não abdica, em nenhuma hipótese, de sua soberania e nem de suas responsabilidades sobre a Amazônia”.

Biocombustíveis

O presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para cobrar uma nova relação entre países ricos e pobres e também para fazer propaganda dos biocombustíveis como alternativa para o aquecimento global. “É plenamente possível combinar biocombustíveis, preservação ambiental e produção de alimentos”, afirmou.

Segundo Lula, essas fontes alternativas de energia são “oportunidades para mais de uma centena de países pobres e em desenvolvimento na América Latina, na Ásia e, sobretudo, na África”.

Há cerca de 15 dias, Lula foi à Europa buscar parcerias para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e divulgar o programa energético brasileiro.

“Não haverá solução para os terríveis efeitos das mudanças climáticas se a humanidade não for capaz também de mudar seus padrões de produção e consumo. O mundo precisa, urgentemente, de uma nova matriz energética. Os biocombustíveis são vitais para construí-la. Eles reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa. No Brasil, com a utilização crescente e cada vez mais eficaz do etanol, evitou-se, nesses 30 últimos anos, a emissão de 644 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera”, disse Lula. (Rodolfo Torres)

Confira a íntegra do discurso de Lula

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Renan diz que não foi "barrado" na reunião de líderes

CPI do Apagão Aéreo retoma leitura de relatório

Manchetes dos jornais de hoje - 25set07

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES