Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/9/2007 | Atualizado às 17:05
O presidente Lula afirmou hoje, durante discurso de abertura da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que o Brasil anunciará um programa para enfrentar os efeitos do aquecimento global.
“O Brasil lançará em breve o seu Plano Nacional de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. A Floresta Amazônica é uma das áreas que mais poderão sofrer com o aquecimento do planeta, mas há ameaças em todos os continentes”, afirmou Lula.
O petista também afirmou que o país “tem feito esforços notáveis para diminuir os efeitos da mudança do clima” e que não abre mão da soberania sobre a Amazônia. “Basta dizer que, nos últimos anos, reduzimos a menos da metade o desmatamento da Amazônia. Um resultado como este não é obra do acaso. Até porque o Brasil não abdica, em nenhuma hipótese, de sua soberania e nem de suas responsabilidades sobre a Amazônia”.
Biocombustíveis
O presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para cobrar uma nova relação entre países ricos e pobres e também para fazer propaganda dos biocombustíveis como alternativa para o aquecimento global. “É plenamente possível combinar biocombustíveis, preservação ambiental e produção de alimentos”, afirmou.
Segundo Lula, essas fontes alternativas de energia são “oportunidades para mais de uma centena de países pobres e em desenvolvimento na América Latina, na Ásia e, sobretudo, na África”.
Há cerca de 15 dias, Lula foi à Europa buscar parcerias para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e divulgar o programa energético brasileiro.
“Não haverá solução para os terríveis efeitos das mudanças climáticas se a humanidade não for capaz também de mudar seus padrões de produção e consumo. O mundo precisa, urgentemente, de uma nova matriz energética. Os biocombustíveis são vitais para construí-la. Eles reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa. No Brasil, com a utilização crescente e cada vez mais eficaz do etanol, evitou-se, nesses 30 últimos anos, a emissão de 644 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera”, disse Lula. (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra do discurso de Lula
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira