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Congresso em Foco
1/8/2007 | Atualizado às 13:19
Os diálogos transcritos do avião da TAM, e lidos na CPI do Apagão Aéreo da Câmara há pouco, revelaram que algumas pessoas ficaram conscientes dentro da aeronave após a batida do Airbus com o galpão da TAM Express.
Após a colizão é possível ouvir uma voz masculina dizendo: “Ah não!” e, na seqüência, a transcrição relata sons de gritos e vozes femininas.
Os diálogos divulgados hoje pela Folha de S. Paulo eram verdadeiros e, na opinião do relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), indicam que houve falha no equipamento. Na conversa dos pilotos eles falam que estão com apenas um reverso e que o spoiler (freio aerodinâmico localizado sobre a asa) não respondeu ao comando.
No último diálogo antes do acidente, um dos pilotos comenta com o outro: “Eu não consigo, eu não consigo. Oh meu Deus!” e em seguida escuta-se o som da colisão.
“A primeira impressão é que houve alguma falha no equipamento, mas é preciso cruzar os dados, principalmente das caixas-pretas, para ter uma resposta definitiva. Não descarto nenhuma hipótese, mas a falha no equipamento parece preponderante. Acho que podemos afirmar que a máquina falhou em algum procedimento feito pelos pilotos”, defendeu o relator.
Marco Maia também acredita ser preciso que a CPI proponha ao governo uma fiscalização mais rigorosa da manutenção das aeronaves, tanto nas companhias aéreas, quanto nas construtoras de aviões. Segundo ele, falhas como essas já teriam acontecido com aeronaves do mesmo modelo.
Para o relator da CPI, com os problemas no avião, o piloto não teria conseguido parar a aeronave “mesmo que a pista tivesse 10 Km”.
Interesses em jogo
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) também destacou que é preciso ter cuidado ao se analisar as informações das caixas-pretas para não tirar conclusões precipitadas. “É preciso ter cautela porque existem muitos interesses em jogo em função do valor do seguro”.
Quem for responsabilizado pelo acidente terá que arcar com as indenizações às famílias das vítimas, além da apólice do seguro da aeronave.
Para Fruet, no entanto, duas hipóteses não podem ser descartadas: a primeira é a falha no equipamento e a segunda, os alertas com relação à segurança da pista feitos pelos próprios controladores.
Sessão reservada
Após a divulgação dos diálogos da cabine do Airbus, a reunião da CPI foi temporariamente interrompida. Depois do intervalo, a comissão retomará os trabalhos em uma sessão fechada para ouvir o depoimento do chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), o brigadeiro do ar Jorge Kersul Filho.
Kersul irá ajudar os deputados a interpretar o relatório dos dados técnicos encontrados nas caixas-pretas. (Eduardo Militão e Lúcio Lambranho)
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