Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/6/2007 | Atualizado às 17:45
Reportagem publicada hoje (23) pelo jornal O Estado de S. Paulo traz mais um personagem para a crise no Senado. De acordo com a publicação, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria tido sua campanha eleitoral ao Senado em 1994 financiada por um bicheiro.
O autor das denúncias é o bicheiro Plínio Batista, que afirma que mantinha relações próximas com o peemedebista. No entanto, atualmente Plínio é inimigo político de Renan.
Segundo a reportagem, Plínio garantiu ter cheques das agências do Banco do Brasil, Produban e da Caixa Econômica, assinados por Remi Calheiros, prefeito de Murici, cidade natal da família Calheiros, que demonstrariam uma relação de proximidade entre ele e a família do presidente do Senado
Plínio também afirmou ao jornal que chegou a fazer empréstimos para a prefeitura de Murici para o pagamento dos funcionários, por ordem de Renan. "Quando Remi Calheiros ganhou a eleição da prefeitura de Murici, o senador Renan Calheiros me autorizou a fazer um empréstimo para ele pagar a folha de dezembro e o décimo terceiro", afirmou.
Segundo o Estadão, o bicheiro “é acusado de vários crimes e assassinato”. Ele também afirmou temer por sua vida e declarou: "Até se eu morrer de acidente de trânsito a responsabilidade é dele [Renan]. O meu receio é porque o senador sabe que eu tenho prova contra ele".
Acusações “requentadas”
Por sua vez, o advogado de Renan, Eduardo Ferrão, afirmou ao jornal paulista que as acusações contra o parlamentar alagoano são "requentadas" e que "não têm procedência". Segundo Ferrão, as novas acusações são ataques de adversários políticos da família. O advogado do presidente do Senado também afirmou desconhecer que seu cliente tenha recebido dinheiro de Plínio Batista para sua campanha. “O senador tem processado os autores de denúncias a respeito desses temas”, disse Ferrão. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil