Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/6/2007 19:06
A Executiva Nacional do PT se reuniu com parlamentares petistas na tarde de hoje em Brasília, na sede nacional do partido, para discutir a reforma política. Entre os pontos debatidos, está a adoção do voto em lista pré-ordenada. No entanto, apenas na próxima reunião, marcada para quinta-feira (14), a legenda deverá fechar posição em relação ao tema.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que o partido caminha para fechar questão em torno da adoção de algum tipo de lista. Contudo, as modalidades ainda estão em discussão. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), afirmou que há um número crescente de parlamentares a favor da lista pré-ordenada.
Já o deputado José Genoino (SP) ressaltou que o financiamento público de campanha implica necessariamente na adoção da lista fechada, tendo em vista que o Estado brasileiro não dispõe de recursos para financiar as eleições individuais.
“Além de tornar a eleição mais barata, tem um caráter educativo”, afirmou Genoino. De acordo com o site do partido, o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais são pontos que têm maior consenso. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil