Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/3/2007 | Atualizado às 15:39
Por pouco não terminou em agressão física a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara convocada para julgar o pedido de arquivamento da CPI do Apagão. Levando adiante a estratégia oposicionista de obstruir as votações na CCJ, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) partiu para cima do presidente da comissão, o peemedebista Leonardo Picciani (RJ).
Zenaldo contestava a decisão de Picciani de negar a retirada do pedido de verificação de quorum, feito pelo próprio deputado paraense. "Peço a retirada. Eu tenho o direito", protestou. A verificação de quorum foi solicitada porque os deputados haviam aprovado, simbolicamente, requerimento para votar o pedido de arquivamento da CPI, apresentado pelo PT. Diante da aprovação simbólica, Zenaldo pediu a votação nominal do pedido. A oposição se declarou em obstrução, ou seja, os seus votos deixaram de contar para efeito de quorum.
Mas, como na votação nominal, os governistas também caminhavam para a vitória, o tucano solicitou a retirada do pedido. Solicitação negada por Picciani. Zenaldo não aceitou a recusa, deixou sua cadeira e se deslocou até a Mesa Diretora. "Vossa Excelência desça da Mesa", determinou o presidente da CCJ. "Eu tenho o direito", repetiu Zenaldo. Irritado, Picciani se levantou e encarou o colega.
"Deputado Zenaldo Coutinho, volte para o seu lugar. No tempo oportuno, Vossa Excelência terá a palavra. Respeite a Mesa e o regimento", insistiu. Diante da negativa do colega, Picciani ameaçou entrar com pedido de cassação contra o deputado paraense por quebra de decoro parlamentar. "Vou representar Vossa Excelência no Conselho de Ética", gritou.
Convencido por parlamentares do governo e da oposição, Zenaldo voltou ao seu lugar. O requerimento para que a CCJ vote o pedido do PT foi aprovado por 41 votos a um.
Leia ainda:
CPI do Apagão: oposição adia votação de recurso
Deputados questionam atuação do presidente da CCJ
Chico Alencar: falta bom senso aos deputados
Relator vai acatar recurso do PT contra CPI
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília