Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/1/2007 7:10
O governo federal mandará reforços para a segurança pública no estado de São Paulo assim que o governador José Serra (PSDB) encaminhar um pedido formal, segundo o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. "Qualquer pedido será bem acolhido", disse o ministro ao jornal O Estado de S.Paulo.
Em entrevista exclusiva ao Estadão, publicada ontem (7), o governador afirmou que pedirá à União o aumento do efetivo da Polícia Federal no Estado e a cooperação das Forças Armadas no setor de inteligência. Ele também quer mais agilidade na liberação dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (leia mais).
"O governo federal pode e deve ajudar, principalmente na área de segurança pública. Apesar de a segurança ser responsabilidade dos Estados, a União deve e pode participar, principalmente em função da nacionalização dos delitos e da organização das quadrilhas", disse Tarso Genro.
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda, disse que São Paulo e Rio serão os focos da corporação este ano. Lacerda ressaltou que serão criados dois novos centros – um na capital fluminense e outro na capital paulista – que concentrarão os setores de inteligência e órgãos especializados. O diretor-geral também vai requerer mais policiais. Até dezembro, 1,5 mil agentes serão formados.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes