O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, recebe esta tarde, no Palácio do Planalto, os presidentes dos partidos governistas para buscar entendimento em torno de uma candidatura única da base aliada na disputa à presidência da Câmara, prevista para o próximo dia 1º.
Participam do encontro os presidentes do PT, do PMDB, do PTB, do PP, do PR (ex-PL), do PSB, do PCdoB, do PDT, do PV e do PRB. Tarso pretende sondar a quantas anda a preferência de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição, e Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Casa, entre os partidos da chamada coalizão governista.
O presidente Lula, que está descansando no Guarujá (SP), espera que um dos dois candidatos declare apoio ao outro até o dia 20, quando ele retorna do litoral paulista. Nesta terça-feira (9), o PMDB – dono da maior bancada na Casa – decide, no voto, que posição adotará na eleição da Câmara. Dentro do partido, uma ala minoritária, encabeçada por Eunício Oliveira (PMDB-CE), defende o lançamento da candidatura própria.