Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/11/2006 | Atualizado às 15:43
O presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, disse hoje (27), após uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que a posição do partido de disputar a presidência da Câmara dos Deputados "não é irredutível" e que a legenda levará em conta a política de coalizão mais ampla que o presidente Lula pretende implementar no seu segundo mandato para decidir esta questão.
"Esse é um problema que o PT não resolve sozinho. A eleição para a presidência da Câmara deve corresponder a esta política de coalizão mais ampla que estamos nos propondo a fazer e que o presidente vai implementar. O que haverá são negociações para tentar encontrar uma solução comum que pode ser essa e poderá ser outra", disse o presidente do PT.
Garcia negou que Lula tenha externado a sua predileção pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Câmara. "Ele não externou isso para mim. Acho que o preferido de Lula é o candidato que a base escolher. Agora, o partido que não tiver o seu nome escolhido não pode ser rotulado como derrotado", afirmou.
O presidente do PT também afirmou que o partido dispõe de nomes "de alta qualidade" para presidir a Câmara. "Os nomes que o PT dispõe são nomes de alta qualidade que poderiam honrar a Câmara. Mas não queremos fazer disso um momento de conflito do poder Executivo com Legislativo", declarou Garcia.
Em relação ao PMDB e ao PCdoB, que também disputam a Presidência da Câmara, Garcia afirmou que nenhum dos dois partidos disseram que queriam a vaga. "Nem o PMDB disse que quer nem o PCdoB. O que disseram é que têm nome de alta qualidade. Como se trata de um governo de coalizão, é normal que haja discussão em torno de um nome", complementou Garcia.
O PMDB se baseia no fato de que terá a maior bancada na próxima legislatura para reivindicar o direito de indicar o presidente da Casa. Por sua vez, o PCdoB se apóia na tese de que Lula teria preferência por Aldo Rebelo.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem