Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Já estamos no iG

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Já estamos no iG

Congresso em Foco

22/11/2006 | Atualizado 23/11/2006 às 8:15

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Concluímos ontem à noite (quarta, 22) a migração do Congresso em Foco para um dos principais portais e uma das marcas mais fortes da internet brasileira, o iG.

Encaramos a mudança como o reconhecimento de um trabalho que teve início em fevereiro de 2004, quando este site foi ao ar pela primeira vez.

Muitos blogs e sites são lançados por grandes portais ou poderosos grupos de comunicação, sob intensa campanha de divulgação, em geral respaldados pela fartura de recursos materiais e humanos. A história do Congresso em Foco é diferente. Ele nasceu do desejo de jornalistas, baseados em Brasília, de fazer uma cobertura independente do Congresso Nacional, alternativa tanto àquela encontrada na grande imprensa quanto na mídia oficial. Saímos praticamente do zero, amparados mais por uma proposta jornalística clara do que por estratégias empresariais ou suporte financeiro sólidos.

Nosso sentimento à época, e ainda hoje, é o de que os grandes veículos de comunicação tendem a privilegiar, no acompanhamento do Congresso, os bastidores e os escândalos, além de reduzirem o debate de temas fundamentais a um mero perde-e-ganha entre oposição e governo. Com freqüência, relegam a plano secundário as questões propriamente legislativas, como a discussão e votação de projetos, o funcionamento das comissões permanentes etc.
    
Por outro lado, entendíamos, a imprensa oficial (sobretudo, os veículos da Câmara e do Senado e a Radiobrás) tem como tradição uma cobertura extensiva dos assuntos do Parlamento, mas muito pouca crítica. Raramente, ela tem olhos para as manobras de bastidores e, por força de suas limitações institucionais, em geral não ousa questionar os protagonistas das notícias que publica, ou seja, as autoridades do Executivo e do Legislativo. 

O que propomos

A proposta do site era cobrir o que de mais importante acontece na Câmara e no Senado, sempre de modo seletivo e didático, sem abdicar do esforço para exercer a todo tempo uma vigilância crítica sobre os parlamentares e mostrar o que há por trás da notícia. A essa fórmula acrescentaríamos a determinação de levar nosso olhar para além do Congresso, tratando de outros assuntos políticos importantes ou abordando temas que poderiam ter impacto no trabalho dos congressistas.

Finalmente, desde o início, investimos o máximo de nossa capacidade em reportagens e levantamentos exclusivos. Foi assim, por exemplo, que, na madrugada do último dia 2 de outubro, revelamos em primeira mão a nova composição da Câmara dos Deputados, horas após o encerramento da votação. Ou publicamos a primeira lista, já veiculada pela mídia do país, dos parlamentares federais envolvidos em processos ou acusações criminais (ainda em 2004), sem falar dos demais "furos" que levaram o site a ser citado centenas de vezes por outros veículos de imprensa, nacionais ou estrangeiros: matérias de denúncias, a assiduidade dos parlamentares, antecipação de decisões do Congresso etc.

Completam nossa proposta editorial a agilidade na publicação das notícias relevantes, a busca de interação crescente com os leitores e a ênfase na pluralidade de idéias no debate sobre questões que digam respeito ao Congresso e à política.

Daí o fato de os articulistas fixos do site terem visão ideológica, formação profissional e até mesmo endereço diferentes (Brasília, São Paulo e Nova York). Buscamos a mesma diversidade na seleção dos textos para a seção Fórum, aberta a colaboradores eventuais. O pressuposto é que a apresentação de diferentes perspectivas sobre um assunto não só permite ampliar o conhecimento do tema como habilitar os leitores a formarem suas opiniões a respeito com mais discernimento e independência.  

Independência editorial

O contrato firmado com o iG se estende aos outros dois portais da operadora Brasil Telecom (iBest e brturbo), aos quais o iG se integrou neste ano, formando a empresa Brasil Telecom Internet (Brti). Todos eles poderão usar o conteúdo do Congresso em Foco.

Um dos aspectos fundamentais é que a parceria preservará inteiramente a independência editorial do site. Nada muda em relação à liberdade que usufruímos para questionar quem quer que seja. Liberdade e distanciamento que nos possibilitaram, durante a recente campanha presidencial, fazer uma cobertura crítica tanto do candidato do governo quanto dos seus adversários da oposição.

Hospedado no iG, o Congresso em Foco certamente se credencia para ampliar consideravelmente uma audiência que, se começou do nada, hoje é bastante significativa. Chegamos a ter, em um só dia, mais de 50 mil visitantes únicos, perto de 200 mil páginas acessadas e 1 milhão de hits (no dia 2 de outubro, quando publicamos a nova composição da Câmara, incluindo a distribuição das cadeiras por partidos e o registro dos deputados eleitos ou reeleitos que respondem a processos).    

Também passa a ter responsabilidade redobrada. Seja em sua missão de perseguir a exclusividade, a agilidade, a interatividade, a pluralidade e a precisão na informação. Seja no sentido de fortalecer empresarialmente um veículo que já conquistou indiscutível relevância, mas possui ainda muito, muito potencial para crescer.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Secretária diz que Bolsa Família não prevê 13º salário

Ligações e imagens podem complicar "aloprados"

Temer diz que PMDB quer fazer parte do governo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES