Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Novo dia de caos é esperado, afirmam controladores

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novo dia de caos é esperado, afirmam controladores

Congresso em Foco

4/11/2006 | Atualizado 5/11/2006 às 6:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os controladores de tráfego aéreo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília, esperam para hoje (5) mais um dia de caos nos aeroportos de todo o país. Segundo profissionais ouvidos pela Folha Online, a situação está tranqüila desde sexta (3) unicamente devido à queda no número de vôos, e não à eficácia da força-tarefa organizada pela Aeronáutica na manhã de quinta (2), feriado de Finados.

De acordo com os controladores, a confiança da Aeronáutica na calmaria provocada pela diminuição de vôos é tanta que parte da equipe convocada no feriado teve folga ontem.

O caos no tráfego aéreo nacional começou há mais de uma semana, na sexta-feira passada (27), quando os controladores e vôo decidiram restabelecer padrões internacionais de segurança. Na chamada operação-padrão, os controladores elevaram a distância entre as aeronaves e reduziram para 14 o número de aeronaves monitoradas por cada profissional.

O resultado foi uma série de atrasos e cancelamentos de vôos. Na madrugada do feriado de Finados, o sistema entrou em colapso e milhares de passageiros esperaram até 20 horas para embarcar nos vôos.

FAB e Ministério da Defesa

O presidente Lula interveio pessoalmente ontem (4) para conter a crise entre a Força Aérea e o Ministério da Defesa, agravada pela decisão do ministro Waldir Pires de se reunir na quinta-feira (2), dia de Finados, com dirigentes do sindicato dos controladores de vôo civis e anunciar a possibilidade do governo conceder uma gratificação salarial de até 40%.

Horas antes, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, havia convocado todos os controladores, aquartelando-os nas torres de controle de vôo do Aeroporto de Brasília. O brigadeiro, segundo a Agência Estado, teria até ameaçado os profissionais com a Corte Marcial em caso de desobediência.

Lula, que descansa na Bahia, determinou à ministra Dilma Rousseff que conversasse com Waldir Pires e Bueno, chamando-os a acabar com as rusgas que podem até provocar uma crise militar. Bueno tem acusado o ministro de incentivar a anarquia e abrir graves precedentes na Força Aérea, alegando que a atitude de Pires de oferecer aumento de salário para os controladores de vôo e de negociar com um grupo de sargentos poderia romper com a hierarquia militar.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Por engano, piloto da Varig aciona alarme de seqüestro

Empresas aéreas vão pedir indenização oo governo

TSE: Roriz recebeu R$ 866 mil de construtoras

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES