Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/10/2006 | Atualizado 25/10/2006 às 21:35
Pesquisa Datafolha divulgada hoje (24) pelo Jornal Nacional, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, revela:
Votos válidos (excluindo-se os votos brancos, nulos e indecisos)
Lula (PT): 61%
Alckmin (PSDB): 39%
Intenções de voto
Lula (PT): 58%
Alckmin (PSDB): 37%
Brancos e nulos: 2 %
Indecisos: 3%
Avaliação do governo
Ótimo ou bom: 53%
Regular: 31%
Ruim ou péssimo: 15%
O Datafolha ouviu 7.218 pessoas, em 347 municípios, entre ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Federal sob o número 23200/06.
Histórico das pesquisas
A vantagem do presidente Lula em relação ao seu adversário, Geraldo Alckmin, está aumentando de acordo com os quatro últimos levantamentos realizados pelo Datafolha. No levantamento realizado no último dia 6 de outubro, Lula registrava 54% dos votos válidos; Alckmin, 46. Diferença de oito pontos.
Na pesquisa realizada no último dia 11 de outubro, o presidente apresentava 56% dos votos válidos; Alckmin, 44. Diferença de 12 pontos. No levantamento feito no último dia 17 de outubro, Lula aparecia com 60% dos votos válidos; Alckmin, 40. Diferença de 20 pontos. Na pesquisa de hoje, a diferença entre Lula e Alckmin é de 22 pontos.
Por região: Alckmin lidera no Sul e Lula vira no Sudeste
O presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, lidera a corrida presidencial em quatro das cinco regiões do país. Alckmin vence somente no Sul, onde tem 53% das intenções de voto, contra 47%. No primeiro turno, o tucano levou a melhor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Acre, Rondônia e Roraima.
Os números, porém, apontam possibilidade de virada na posição dos candidatos no Sul. Na primeira pesquisa, do início de outubro, Alckmin tinha 63% dos votos do eleitorado da região, mas caiu dez pontos e aparece com 53% da sondagem divulgada hoje. Lula, no levantamento anterior, tinha 37% entre das intenções de voto. Cresceu dez pontos e agora está com 47%.
O Sudeste foi uma das surpresas da pesquisa. No início de outubro, Alckmin dominava a disputa na região, com 51%. De lá para cá, perdeu oito pontos e agora tem 43%. Lula tinha 49% do eleitorado na primeira sondagem, mas cresceu oito pontos e agora lidera a corrida, com 57%.
Ainda é no Nordeste que Lula ostenta a maior folga na disputa eleitoral: tem 76% das intenções de voto, contra 24% de Alckmin. O desempenho do tucano na pesquisa de hoje foi menor do que o da sondagem anterior, quando ele tinha seis pontos a mais. O petista, por sua vez, cresceu seis pontos na região. A diferença fez com que a campanha tucana cobrasse mais empenho dos aliados nordestinos.
No Norte e no Centro-Oeste, Lula tem 59% do eleitorado da pesquisa, enquanto Alckmin conta com o apoio de 41%. O presidente cresceu seis pontos em relação à sondagem de outubro, enquanto o candidato do PSDB caiu seis pontos.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores